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Recrutamento Online: Principais Métricas e Indicadores

 

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Longe vai o tempo dos anúncios de emprego no jornal, em que não era possível medir o impacto nem avaliar os resultados de um anúncio de emprego. A possibilidade de medir resultados, fazer testes e poder melhorar é uma das grandes vantagens do recrutamento online.

Neste artigo listamos alguns dos KPIs (Key Performance Indicators) mais relevantes no recrutamento online e que pode utilizar para avaliar o retorno dos seus anúncios de emprego.

Não se esqueça que existem várias opções que o podem ajudar a melhorar resultados e optimizar as iniciativas de recrutamento online.

Principais Indicadores

Número de Pesquisas

Corresponde ao número de vezes em que o título do anúncio aparece nas pesquisas dos candidatos ou em listagens de empregos.

Número de Visualizações

É a quantidade de vezes que cada oferta de emprego é visualizada/lida. Pode também dizer-se que equivale ao número de vezes em que um candidato viu o título do anúncio e teve interesse em saber mais informações sobre a oportunidade.

Número de Candidaturas

É o número de CVs recebidos durante o período em que o anúncio esteve online.

Número de Candidaturas Válidas

Equivale ao número de candidatos que preenchiam os requisitos da função e cujo perfil é considerado válido para aquela oferta de emprego.

Número de Entrevistas Agendadas

Representa o número de entrevistas que efectivamente foram agendadas com candidatos considerados válidos.

Custo por Anúncio

Valor investido por cada anúncio publicado – deve ser analisado por semana ou mês de anúncio, para mais facilmente pode ser comparado entre vários meios.

Principais Rácios

Taxa de Conversão do Título

Para saber se o título da oferta é apelativo, deve avaliar quantas vezes o anúncio foi aberto tendo em conta o número de vezes que apareceu nas pesquisas e listagens de emprego.

Nº de Pesquisas/ Nº de Visualizações x 100

Taxa de Conversão do Anúncio

Permite perceber que percentagem dos candidatos que visualizaram o anúncio enviou o seu currículo.

Nº de Candidaturas / Nº de Visualizações x 100

Taxa de Aproveitamento de CVs

Permite compreender se a generalidade dos candidatos tinha o perfil pretendido ou não.

Nº de Candidaturas Válidas / Nº de Candidaturas x 100

Taxa de Interesse

Correlaciona o número de candidatos válidos com o total de entrevistas realizadas.

Nº de Entrevistas Agendadas / Nº de Candidaturas Válidas x 100

Principais Métricas

CPM – custo por cada mil impressões do título

O Cost per Mile permite compreender se o anúncio foi um bom investimento em termos da exposição gerada, ou seja, em termos de número de aparecimento nas pesquisas e listagens de emprego.

Custo por anúncio/ Nº de impressões por anúncio x 1000

CPC – custo por visualização do anúncio

O Cost per Click  permite ver quanto gastou por cada visualização do anúncio de emprego.

Custo por anúncio / Nº de visualizações por anúncio

CPL – custo por candidatura

O Cost per Lead é um dos melhores indicadores de recrutamento, já que conjuga o seu preço com o resultado mais facilmente identificável.

Custo por anúncio/ Nº de candidaturas do anúncio

CPA – custo por candidatura válida

O KPI Cost per Acquisition cruza o valor do processo de recrutamento com o número de candidatos que são passíveis de contratação.

Custo por anúncio/ Nº de candidatos válidos do anúncio

Custo por contratação

É o valor gasto para contratar cada colaborador daquele processo de recrutamento.

Custo total do processo de recrutamento/ Nº de novos colaboradores

Veja aqui como pode melhorar os resultados obtidos nos seus recrutamentos online.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

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