Cada vez mais, as empresas utilizam as redes sociais para fazer uma pré-selecção dos candidatos a um emprego. Ali, podem conhecer o perfil profissional e a personalidade de quem respondeu à oferta. Desta forma, conseguem perceber se o candidato seria um bom fit para a cultura empresarial e se reúne as competências necessárias à execução das tarefas.
91% dos 300 recrutadores entrevistados utiliza as redes sociais para fazer uma pré-selecção dos candidatos. Destes, 76% utiliza o Facebook, 53% o Twitter e 48% o LinkedIn, estando esta última rede a crescer.
Quando é que os recrutadores utilizam as redes sociais?
- 47% afirmou pesquisar informação sobre o candidato logo após receber a candidatura
- 27% procura o candidato nas redes sociais após o contacto inicial (por exemplo: telefonema para marcar a entrevista)
- 15% após uma conversa detalhada (entrevista de emprego)
- 7% afirma não utilizar as redes sociais para fazer uma pré-selecção dos candidatos
- 4% indica que apenas o faz antes de oficializar a oferta de emprego
Qual a taxa de rejeição dos candidatos?
- 69% dos recrutadores já rejeitou candidatos por conteúdo constante nas redes sociais
- 26% afirma que ainda não rejeitou qualquer candidato por este motivo
- 5% não utilizam as redes sociais para pré-seleccionar potenciais funcionários
Mas as redes sociais não servem só para eliminar os candidatos: 68% dos recrutadores já contratou um candidato com base no que viu nas redes sociais.
Porque é que os recrutadores rejeitaram os candidatos?
*Em percentagem de empregadores que assinalou cada resposta
- Mentiu sobre as suas qualificações: 13%
- Colocou fotografias inapropriadas nas redes sociais: 11%
- Fez comentários inapropriados: 11%
- Comentou negativamente o empregador anterior: 11%
- Não sabe comunicar: 11%
- Fez comentários discriminatórios: 11%
- Colocou conteúdo sobre a utilização de drogas: 10%
- Colocou conteúdos sobre ingestão de bebidas alcoólicas: 9%
- Partilhou informação confidencial relativa ao anterior empregador: 7%
O que fez com que contratassem os candidatos?
*Em percentagem de empregadores que assinalou cada resposta
- As redes sociais deram uma boa impressão da personalidade do candidato, o que demonstrou que se encaixaria bem na cultura da empresa: 39%
- O perfil demonstrou que o candidato é criativo: 36%
- O perfil reforçou as suas qualificações profissionais: 36%
- O candidato tinha boas referências escritas por outros profissionais (ex: referências do LinkedIn): 34%
- O candidato demonstrou capacidade de comunicação: 33%
- O perfil demonstrou que o candidato é versátil: 33%
- Candidato recebeu prémios e louvores: 24%
Aprenda aqui a utilizar as redes sociais na procura de emprego para não perder oportunidades.
Fonte: The Undercover Recruiter