profissional

Num mercado competitivo como aquele em que vivemos, encontrar um emprego não é suficiente. É preciso esforço para o manter e mostrar às chefias que é um bom profissional.

Um super-profissional tem que ser de confiança, entregar os projectos a tempo (ou antes de tempo) e perceber aquilo que é esperado do seu trabalho.

Características de um Super-Profissional

  1. É competente – completa os projectos com a qualidade esperada e dentro do prazo.
  2. É de confiança – as chefias e os colegas podem estar descansados pois chega sempre a horas e entrega a sua parte do trabalho até à data estipulada. Não é necessário que alguém controle a qualidade do seu trabalho porque sabem que o faz bem.
  3. É honesto – o super-profissional diz sempre a verdade e é frontal sem ser agressivo.
  4. É integro – honra os seus compromissos, é educado, imparcial e respeita a ética.
  5. Respeita os outros – trata todos da mesma forma e não menospreza ninguém. É o primeiro a defender os colegas quando vê alguma injustiça, sendo cauteloso para não desrespeitar a hierarquia.
  6. Melhora-se – procura novas metodologias de trabalho e novidades da indústria. Ingressa em formações e workshops para não ficar ultrapassado.
  7. Mantém-se positivo – tem uma atitude positiva e tenta sempre resolver os problemas. Espera sempre o melhor resultado e não é pessimista.
  8. Ajuda os outros – seja em termos de trabalho ou da vida pessoal, gosta de ajudar os colegas. Sabe partilhar o mérito e disponibiliza-se para auxiliar quando vê um colega a precisar de apoio. Muitas vezes o super-profissional torna-se mentor de novos funcionários.
  9. Foca-se no trabalho – não se deixa distrair por problemas pessoais enquanto está no emprego. Telefonemas, e-mails pessoais ou outras tarefas pessoais são feitas fora do horário de trabalho.
  10. Escuta – o super-profissional dá a oportunidade aos outros de falar e escuta o que lhe está a ser dito com atenção. Aceita as ideias dos outros e tenta perceber o seu ponto de vista.

Saiba como se destacar sendo um super-profissional e garanta o seu lugar na empresa.

Fonte: Monster