profissoes que conciliam a vida profissional e pessoal

O Glassdoor lançou recentemente um estudo sobre as profissões que melhor conciliam a vida pessoal e profissional, tendo analisado o bem-estar dos seus seguidores no último ano.

O estudo teve em conta a forma como os colaboradores conseguem ajustar a sua vida profissional à pessoal (e vice-versa) e a perspectiva de crescimento de cada profissão.

Os resultados basearam-se numa escala de 1 a 5, representando o 1 “insatisfeito com o work-life balance” e 5 “muito satisfeito com o work-life balance”.

Profissões onde consegue facilmente conciliar a vida profissional e pessoal:

1. Analista de Dados

Os analistas de dados resolvem problemas de dados complexos, utilizando a sua experiência numa disciplina científica específica. Por norma, conseguem trabalhar utilizando dados matemáticos, estatísticos e de informática, mas apenas são especialistas numa destas áreas. Por esse motivo, tendem a trabalhar em equipa.

Entre todas as profissões, esta é a que melhor concilia a vida pessoal com a profissional – o que lhe valeu 4.4 pontos num máximo de 5. 74% dos analistas de dados entrevistados considera que a área vai continuar a crescer. A inteligência e qualidade dos colaboradores faz com que seja um prazer trabalhar em equipa, diz um dos profissionais da área.

2. Especialista de SEO

Os especialistas em Search Engine Optimization (SEO) ajudam a melhorar o ranking dos websites/blogs junto dos principais motores de busca (Google, Bing). Para tal, criam conteúdo que usa keywords específicas, após uma análise detalhada sobre as palavras mais pesquisadas pelos futuros clientes da empresa.

Esta profissão ficou muito perto do primeiro lugar, tendo obtido 4.3 pontos – um dos motivos que traz satisfação aos colaboradores é a provável melhoria do sector (75% acha que vai aumentar o volume de negócios).

3. Guia turístico

Os Guias turísticos gostam da sua profissão porque lhes permite conhecer muitas pessoas novas e aprender continuamente. 59% dos entrevistados considera que o trabalho vai continuar a melhorar, o que valeu a esta profissão 4.3 pontos.

4. Nadador-Salvador

Ainda com 4,3 pontos, fica a profissão de Nadador-Salvador. Nenhum dos profissionais que respondeu ao inquérito da Glassdoor pensa que a área vai piorar [menos oportunidades de emprego, menor remuneração, etc.] (33% acham que vai melhorar).

5. Gestor de Redes Sociais

Os Gestores de redes sociais estão encarregues de publicar conteúdo nas redes sociais, representando as empresas. Criam conteúdo, pesquisam novidades interessantes para partilhar e gerem a relação online entre a empresa e os clientes.

Os gestores de redes sociais ficam no 5º lugar da lista de profissões, também com 4.3 pontos e 76% dos colaboradores a considerar que a área vai melhorar (no entanto, 10% consideram que vai piorar).

6. Instrutor de fitness

Trabalhar num ginásio tem várias regalias, entre elas um horário flexível e a possibilidade de fazer exercício a qualquer hora, sem custo.

43% dos inquiridos acham que esta área vai continuar a crescer e melhorar as condições, tendo a profissão obtido 4.2 pontos.

7. User experience designer

Estes profissionais têm como função criar/adaptar websites e aplicações para melhor servir os clientes das empresas e proporcionar-lhes uma boa experiência de utilização do site.

Esta profissão ficou com um total de 4.2 pontos, sendo as perspectivas de crescimento da área de 60%.

8. Responsável de Comunicação Empresarial

Em oitavo lugar, e com 4.1 pontos, ficaram os responsáveis de comunicação institucional. 56% acredita que a profissão vai ficar melhor e (apenas) 6% acha que vai piorar.

9. Bombeiro

Algumas das razões apontadas para esta ser uma das profissões onde mais facilmente se concilia vida profissional com vida pessoal são o horário flexível e o relacionamento inter-pessoal entre bombeiros.

Esta profissão ficou, assim, com 4.1 pontos e 47% de perspectivas de melhoria.

10. Corrector de Bolsa

Os correctores de bolsa, que por norma são bastante inteligentes e inovadores, compram e vendem acções das empresas e recebem bons ordenados por isso.

Assim, não é de estranhar que ainda entrem na lista da Glassdoor. Com 4.0 em 5 pontos, completam assim o top 10 de profissões com melhor work-life balance.

 

Fonte: Mashable