top 10 soft skills

As soft skills  são as qualidades intrínsecas de cada um. Incluem os nossos hábitos, atitudes e a forma como interagimos com os demais e, por isso, são altamente valorizadas pelos empregadores. As mesmas podem fazer a diferença entre ser, ou não, contratado.

Para falar sobre as suas soft skills no CV, dê exemplos de momentos em que as mesmas o ajudaram a ultrapassar um obstáculo ou a ser bem sucedido.

As Soft Skills mais valorizadas pelos empregadores são, de acordo com o Job Outlook 2013:

1. Comunicação verbal – O profissional consegue comunicar eficazmente com pessoas da organização, clientes e parceiros. É uma competência que pode ser trabalhada, pelo que sugerimos que aposte em formação ou treino.

2. Trabalho em equipa  É a capacidade de ajudar os colegas de equipa, discutir ideias até chegar a um consenso, partilhar sucessos e assumir erros quando necessário.

3. Resolução de problemas – Quando o profissional consegue compreender a causa do problema e tomar decisões que permitam resolvê-lo da forma mais eficaz.

4. Organização – É a capacidade de planear, organizar e priorizar o trabalho. Permite uma melhor gestão do tempo e a execução dos projectos de forma estruturada.

5. Processamento de informações – A velocidade com que o profissional consegue apreender uma informação e processá-la, passando à aplicação, é também uma das soft skills altamente valorizadas pelos recrutadores.

6. Análise de dados quantitativos – Esta competência também é transferível entre diversas áreas de negócio e implica a análise de relatórios e estatísticas.

7. Conhecimentos técnicos relevantes para a função – Não é exactamente uma soft skill, mas é uma das competências mais valorizadas pelos recrutadores.

8. Conhecimentos informáticos – Quando o candidato sabe utilizar alguns softwares específicos como, por exemplo, a Suite  Adobe (Photoshop, Illustrator, entre outros) que é benéfica em marketing, design, comunicação, jornalismo, fotografia, etc. Conhecer o Office é “obrigatório”, mas outros softwares podem ser grandes mais valias.

9. Escrita – A capacidade de criar e editar relatórios escritos é altamente valorizada.

10. Vendas – Quando o candidato tem facilidade em vender uma ideia, produto ou serviço através da influência, tem uma vantagem sobre os demais.

 

As soft skills são especialmente úteis quando pondera mudar de carreira. Não se esqueça de as mencionar no CV.

 

Fonte