entrevista de emprego com pasta

Estar bem preparado e conhecer a empresa é a fórmula ideal para ser bem sucedido na entrevista de emprego. Vista-se a rigor, treine a sua apresentação e leve consigo:

1. Várias cópias do seu CV

A entrevista de emprego pode decorrer com vários entrevistadores, pelo que deve estar preparado para facultar uma cópia do seu CV a cada um. Os recrutadores também notarão que planeou a entrevista, o que mostra pro-actividade e aumenta a probabilidade de ser contratado.

2. Apenas uma mala/pasta

Opte por uma pasta preta simples, e fácil de transportar. Se possível, evite levar mala de mão e pasta. Coloque os seus pertences pessoais dentro da pasta para evitar ter que colocar a mala no chão ou na parte de trás da cadeira. A pasta deve ter uma alça comprida que possibilite o transporte ao ombro.

3. Um bloco de notas

Por norma, é necessário tirar apontamentos durante a entrevista de emprego, para mais facilmente avaliar a sua performance e a oferta que lhe foi (ou não) feita. Transporte o seu próprio bloco de notas de aspecto simples e clássico. Não leve consigo cadernos com imagens ou desenhos na capa, pois darão uma imagem pouco profissional.

4. Duas canetas

Para escrever só precisa de uma caneta. No entanto, é aconselhável que leve duas para o caso da primeira ficar sem tinta ou o recrutador precisar também de escrever algo. De certeza que o mesmo tem uma caneta algures no seu gabinete, mas esta é uma boa oportunidade para mostrar a sua simpatia e poupar-lhe alguns minutos de interrupção da entrevista.

5. Vestuário adequado

Pesquise sobre a cultura empresarial e vista-se de forma apropriada ao meio profissional onde se insere. Em caso de dúvida, é preferível estar demasiado formal do que parecer desleixado. Opte por cores sóbrias, cortes clássicos e uma peça de vestuário ou acessório memorável.

6. Uma personalidade vencedora

Os recrutadores estão a contratar uma pessoa, não um robô. Assim, querem ficar a conhecer a personalidade da pessoa com quem vão (possivelmente) trabalhar no futuro. Mostre-se confiante e entusiasmado com a vaga de emprego para criar uma imagem positiva na mente do empregador.

7. Questões a colocar durante a entrevista de emprego

O que realmente separa um bom candidato de um candidato mediano é a qualidade das perguntas que faz ao entrevistador. Esta é a sua oportunidade de mostrar que conhece bem a empresa e ficar a perceber aquilo que o espera. Pontos importantes a abordar: responsabilidades, performance e competências esperadas do candidato, possibilidade de progressão na carreira, experiência do entrevistador na empresa, equipa de trabalho e próximos passos na candidatura (segunda entrevista, resposta a desafio, etc.)

8. Preparação para as perguntas difíceis

Não se deixe apanhar desprevenido. Prepare respostas para as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e compreenda o porquê de existirem perguntas complexas e que aparentam ser “sem sentido”. Lembre-se que o recrutador quer conhecê-lo como profissional e perceber se está pronto para os desafios da empresa, pelo que poderá testar a sua resistência à pressão e pensamento analítico. Nas suas respostas inclua exemplos reais de sucesso profissional ou de alturas em que conseguiu ultrapassar obstáculos.

9. Um conjunto de referências credíveis

Tenha sempre preparados 2/3 nomes de pessoas que podem atestar a sua qualidade de trabalho. Idealmente deverão ser chefias ou colegas dos seus empregos anteriores. Os mesmos conhecem o seu método de trabalho e poderão dar exemplos reais das suas qualidades. Leve consigo o número de telefone e e-mail de cada uma das referências.

10. Exemplos do seu trabalho

O portefólio é uma das melhores ferramentas para quem procura emprego porque permite mostrar exemplos do trabalho realizado anteriormente. Desta forma, o empregador fica a saber exactamente quais as competências do candidato.

11. A verdade

Fale de forma honesta sobre as suas competências e experiência anterior. Os entrevistadores compreendem que nenhum candidato é perfeito, por isso esperam conhecer alguns dos seus pontos fracos. Não vale a pena “esticar a verdade” pois poderão ser exigidas tarefas de si para as quais não está preparado.

12. Garrafa de água, rebuçados para a tosse e lenços

Previna-se para a garganta seca, ataques de tosse ou necessidade de se assoar ou secar a transpiração (derivada dos nervos). Leve consigo estes intens e sentir-se-à mais à-vontade. Lembre-se que não pode parar a entrevista a meio para ir à casa de banho.

13. Sapatos confortáveis e de aspecto profissional

Muitas vezes, durante a entrevista de emprego, é feita uma visita ao local de trabalho. Por este motivo, é necessário que o seu calçado seja confortável, pois poderá ser necessário estar bastante tempo em pé e a andar.

14. Linguagem corporal adequada

Contacto visual e um sorriso simpático são meio caminho andado para receber uma oferta de emprego. Adopte uma postura corporal direita e incline-se ligeiramente para a frente para demonstrar interesse. Reduza ao máximo os movimentos nervosos  como mexer no cabelo e bater a perna.

15. Telemóvel desligado

Imagine que está na entrevista de emprego e o seu telemóvel começa a tocar? Quer mesmo que isto aconteça? Então desligue o telemóvel antes de entrar para a entrevista. Pô-lo em vibração também é uma opção, no entanto pode ouvir-se o movimento, o que pode soar como falta de respeito para com o entrevistador.

16. Discurso de vendas

No final de contas, está a vender-se como profissional para uma empresa que lhe irá retribuir monetariamente. Destaque as suas competências mais fortes e faça o recrutador acreditar que é a pessoa ideal para a função.

17. Auto-confiança

Por último, leve consigo confiança de que é capaz de fazer um bom trabalho. Confie nas suas competências, na sua personalidade e na capacidade de discurso. Acredite que vai conseguir o emprego.

 

Fonte: AOL Jobs