Já não é novidade que CVs criativos podem ser uma óptima alternativa para os candidatos se destacarem na procura de emprego. Para não lhe faltar inspiração, compilámos mais 11 currículos de candidatos que não se regem pela norma.
Candidatos com CVs Criativos
1. A estagiária em versão Lego
Leah concluiu a licenciatura em Comunicação, Marketing e Antropologia e quis começar a vida profissional com um estágio. Sendo difícil convencer as empresas, pois não possuia experiência profissional, optou por se diferenciar através da criatividade. O boneco foi enviado dentro de umas caixas criadas pela própria e, em anexo, seguia a descrição das suas competências. Para apelar ainda mais ao recrutador, Leah adaptou as suas candidaturas utilizando o nome e as cores das empresas a que se estava a candidatar no packaging.
2. O geek do Código HTML/CSS
A melhor forma de demonstrar que é bom em Web-Design é mostrá-lo. Foi o que fez Shanning Wan, através de um dos CVs criativos mais simples. Wan conseguiu facilmente falar da sua experiência profissional e competências, ao mesmo tempo que se destacou pela utilização de linguagem específica do Web-Design.
3. O viajado do Google Maps
Ed Hamilton quis dar destaque à sua experiência internacional. Para isso, utilizou o mapa mais conhecido do Mundo – o Google Maps. Este CV interactivo contempla um pequeno resumo do candidato e a descrição da sua experiência profissional. Veja-o aqui.
4. O jornaleiro
Chuck D. Lay optou por um look retro no seu CV. Em vez de anúncios de emprego, cada espaço deste “jornal” demonstra as competências, experiência ou contactos do designer.
5. O (fora) da caixa
Este designer/director de arte criativo desenhou um CV em formato de caixa. No topo superior direito, Omondi Abudho atribui um percentagem ao nível de proficiência que tem em cada competência. Assim, não só o seu currículo é criativo, como fácil de ler/analisar. Pensar “fora da caixa” foi uma grande vantagem.
6. A dupla do Twitter Job Hustle
Sabendo que os criativos passam horas no Twitter, a equipa de freelancers Bas Van de Poel and Daan van Dam decidiu candidatar-se de forma original. O duo criou 5 contas de twitter falsas, a cada qual atribuiu 1/2 letras. Em conjunto, as contas soletravam “Hire Us” – Contratem-nos. Seguiram directores criativos das agências AKQA, BBH, Sif Lee e Boondoggle e a mensagem apareceu nas suas páginas. Cada letra levava os recrutadores para uma timeline do Twitter transformada em portfólio, onde podiam ver os melhores trabalhos dos freelancers. A criatividades foi bem recebida e a dupla foi contratada pela Boondoggle.
7. O viciado no iPhone
Frederic Tourrou é um designer que se especializou em mobile (iPhones, Androids, etc.) e, por isso, quis que a sua candidatura criativa o reflectisse. Num pequeno cartão, que se assemelha a um iPhone, colocou os seus dados, links para o site/portfólio e um Call-to-action muito forte “Contrate-me agora”.
8. O que precisava de um empurrão (Kickstarter)
O Kickstarter é uma plataforma de Crowdsourcing (angariação de fundos junto da população) que já ajudou milhares de pessoas e micro-negócios. Jannic Nielssen utilizou-a para encontrar emprego: em vez de lhe darem dinheiro, as pessoas podiam ajudar partilhando a página. Como em todas as campanhas Kickstarter, existiam recompensas para quem ajudasse a partilhar mais do que uma vez. Também este profissional conseguiu emprego por causa do seu CV criativo.
9. A pasteleira
CVs criativos são sempre bons… mas se envolverem bolachas caseiras ainda melhor! Crystal Nunn cozinhou uma fornada de bolachas com pepitas de chocolate “Beyond Dark”, uma marca co-fundada pelo director criativo da We Are Social (empresa a que Nunn se estava a candidatar). Dentro da caixa, por si desenhada, colou uma pen drive contendo o seu CV e portfólio. Uma hora após entregar o pacote de bolachas, Nunn foi contactada através do Twitter e, três horas depois, recebeu um convite para a entrevista de emprego. Saiba mais aqui.
10. O remédio para as dores da empresa
Jon Ryder queria distinguir-se dos outros criativos e, para isso, pediu ajuda ao designer Cai Griffith, que projectou a caixa de medicamentos. A “bula” explica que o medicamento pode ser utilizado para “tratamento da dor criativa a curto prazo”. “Os ingredientes activos em Jon Ryder são criatividade, originalidade e capacidade de escrita. Juntos, formam um analgésico potente para irradicar o stress que ocorre naturalmente nas agências durante os períodos de muito trabalho. Actua aumentando o nível de ideias no sistema.” Para mostrar o lado divertido, o panfleto diz ainda “A ingestão de álcool com Jon Ryder não causa efeitos secundários negativos. Se o fizer ao final de um dia de trabalho pode aumentar a eficácia.”
11. A geek da Internet
Amy Hill adora a internet e não tem medo de o mostrar. Por isso, utilizou o site de entretenimento Buzzfeed (figura no top 1000 de sites mais conhecidos) para escrever a sua candidatura. Para se destacar, utilizou GIFs (imagens animadas) e chamou a atenção para as informações mais importantes através da utilização dos títulos. Escreveu de forma divertida e imitou perfeitamente o estilo utilizado pelo site. Ainda assim, não descurou os básicos de um CV e utilizou exemplos e números para demonstrar o seu profissionalismo. Veja aqui este CV criativo.
Na maioria dos casos, os profissionais estavam a candidatar-se a empregos onde a criatividade é bem-vista, pelo que os seus CVs diferenciadores deram bons resultados. Conheça aqui outros exemplos de CVs criativos e não deixe de ver o que os Portugueses andam a fazer para se distinguir dos outros candidatos.