11 coisas que fazem as pessoas produtivas no trabalho

Quer ser uma pessoa altamente produtiva? Então saiba que para fazer tudo o que pretende diariamente no seu emprego, não tem que trabalhar mais tempo – basta trabalhar com inteligência.

As pessoas produtivas sabem disso e aproveitam cada minuto sem despenderem qualquer esforço extra.

Se está com dificuldade em desempenhar as suas funções perceba quais os 11 hábitos que podem estar a baixar a sua produtividade.

Aqui abaixo, veja o que fazem as pessoas produtivas para subir os seu desempenho:

  1. Nunca tocam nas coisas duas vezes

As pessoas produtivas nunca olham duas vezes para a mesma coisa, porque isso é uma enorme perda de tempo. Não guarde um email ou um telefonema para mais tarde. Assim que surge algo para fazer, deve agir, delegar a tarefa ou eliminá-la.

  1. Preparam-se para amanhã

As pessoas produtivas terminam o seu dia a preparar o dia seguinte. Esta prática traz duas vantagens: ajuda a solidificar o que realizou hoje e garante que vai ter um amanhã produtivo. Leva apenas alguns minutos e é uma óptima forma de terminar o seu dia de trabalho.

Para além disto, veja também como estes 7 minutos podem mudar o seu dia de trabalho.

  1. Engolem sapos”

“Engolir um sapo” é o melhor antídoto para a procrastinação, e as pessoas produtivas começam o dia assim. Por outras palavras, elas fazem aquilo que menos gostam de fazer em primeiro lugar. Depois disso, ficam livres para enfrentar as tarefas que gostam de fazer e que as mantêm motivadas.

  1. Lutam contra a tirania do urgente

Tudo é urgente. Mas há coisas mais urgentes que outras. Saiba distinguir o que é realmente urgente para não andar dias ou semanas a fazer pequenas coisas urgentes e a deixar trabalho importante para trás.

As pessoas produtivas são boas a detectar o momento em que “apagar fogos” está a atrapalhar o seu desempenho, e estão dispostas a ignorar ou a delegar as coisas que se põem à frente do seu caminho.

  1. Mantêm a sua agenda durante as reuniões

As reuniões são a maior perda de tempo que existe. As pessoas produtivas sabem que, se deixarem, a reunião pode arrastar-se para sempre, portanto informam logo no início que vão manter o programa previsto. Isso define um limite e faz com que todas as pessoas sejam mais eficientes e fiquem mais focadas durante a reunião.

  1. Dizem não

Não – é uma palavra poderosa que as pessoas produtivas não têm medo de dizer. SE é altura de dize não, elas evitam frases como “acho que não posso” ou “não sei se posso”. Dizer não a um novo compromisso honra os seus compromissos já existentes e dá-lhe a oportunidade de realizá-los com sucesso.

Além disso, quanto mais dificuldade tiver em dizer não, mais aumenta o seu stress, e isso pode mesmo vir a despoletar um esgotamento ou uma depressão. Aprenda a dizer não e vai ver que o seu humor melhora, bem como a sua produtividade.

  1. Só verificam o email a certas alturas do dia

As pessoas produtivas não permitem que o seu email seja uma constante interrupção. Elas definem alertas para os emails dos seus fornecedores mais importantes e dos seus melhores clientes e guardam os restantes até acabarem o que estão a fazer. Algumas pessoas até configuram uma resposta automática que permite aos remetentes saber quando os seus emails vão ser vistos e analisados.

  1. Não fazem multitarefas

As pessoas produtivas sabem que a multitarefa é uma assassina da produtividade real. A multitarefa é muito menos produtiva do que fazer uma única coisa de cada vez. As pessoas que são regularmente bombardeadas com vários fluxos de informação não podem prestar atenção, recordar a informação, ou mudar facilmente de um trabalho para o outro, ao contrário daquelas que fazem uma tarefa de cada vez.

Os “multitarefas” frequentes têm um pior desempenho no seu trabalho, porque têm mais dificuldade em organizar os seus pensamentos e a filtrar as informações irrelevantes e acabam mesmo por ser mais lentos a mudarem de uma tarefa para outra.

A verdade é que quando tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, o seu cérebro não tem capacidade para executar ambas as tarefas com o mesmo sucesso.

  1. Pedem ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda quando precisa. Entregue o seu telefone a uma pessoa de confiança e deixe que ela seja o seu filtro. Todos os telefonemas passam por ela. Esta pessoa esclarece o que consegue e os restantes assuntos esperam até que você consiga retornar a chamada. Esta estratégia é uma boa forma de conseguir concluir projectos de grande prioridade.

  1. Delegam

As pessoas produtivas aceitam o facto de não serem as únicas pessoas talentosas e inteligentes na sua empresa. Elas confiam no trabalho das outras pessoas, o que as leva a concentrarem-se melhor no seu próprio trabalho.

  1. Põem a tecnologia a trabalhar para si

A tecnologia é criticada por ser uma distracção, mas ela também o pode ajudar concentrar-se. As pessoas produtivas põem a tecnologia a trabalhar para elas. Além da criação de filtros nas suas contas de email para que as mensagens sejam classificadas e priorizadas como pretendem, elas usam aplicativos no seu telefone para as alertar quando algo importante acontece. Não há necessidade de estarem constantemente a verificar o telefone.

 

No fim disto tudo, vai ter uma sensação incrível quando sair do seu emprego, depois de um dia realmente produtivo.

 

Veja este artigo no Inc.