5 tipos de pessoas promovidas no trabalho

Quando chega a altura do empregador decidir quem vai promover, as competências do colaborador e o seu historial na empresa são tidos em conta. Mas, a atitude e a personalidade do candidato também têm grande influência nessa decisão, como explica Nicole Fallon neste artigo do Business News Daily.

Normalmente, a personalidade acaba por ter mais importância do que qualquer outro método de avaliação, como entrevistas ou testes de QI.

Quando estão a recrutar, os empregadores costumam seleccionar traços básicos dos candidatos, como a confiança e estas 5 características, para garantirem que o candidato está motivado para a função. Mas, quando se trata de promover os colaboradores, as suas personalidades tornam-se um factor ainda mais importante.

No caso das promoções no trabalho, o carisma e a capacidade de motivar as pessoas é algo tido em conta por parte dos empregadores.

Veja agora os cinco tipos de personalidade que estão mais propensas a ganhar uma promoção:

  • A pessoa do “povo”

Os clientes, colegas e chefes, todos gostam desta pessoa.

Ela tem uma personalidade agradável, dá-se bem com os outros e é bom estar perto dela. Uma pessoa do povo é provável que seja um bom líder por causa destas qualidades.

  • O líder

Quando há um projecto de grupo, há pelo menos um colaborador da empresa que assume a posição de líder. Esta pessoa sabe dar um bom feedback do trabalho e delegar tarefas tendo como base os pontos fortes dos membros da equipa.

  • O adaptado

Esta pessoa aprende muito rapidamente e é capaz de se ajustar a qualquer ambiente ou tarefa. A sua inteligência e intuição ajudam-no a lidar com uma nova função.

 

  • O decisor

Uma pessoa decidida e confiante é uma boa opção para se escolher para uma função de líder. A capacidade de decidir de forma rápida e eficaz é essencial numa função que tenha a ver com estratégia.

  • O ético

Independentemente do seu papel na empresa, o comportamento deste colaborador é guiado pela ética e integridade. Esta pessoa não compromete a sua moral e os seus costumes nem tenta chegar à frente à custa dos outros colegas.

 

Se a sua personalidade condiz com alguma destas da lista, então está no bom caminho para ser promovido no seu trabalho.

 

De qualquer forma, siga também estas 6 formas de se destacar no seu emprego para avançar na sua carreira.