Checklist: como saber se o seu currículo é maçador

Como uma pessoa que é, o recrutador também se aborrece e pode mesmo ficar entediado ao analisar currículos. E se um currículo o aborrece, o mais provável é que o ponha de lado…

O seu currículo não serve para descrever cada pequeno detalhe da sua vida, seja pessoal ou profissional.

O seu currículo serve para que o recrutador saiba que você tem experiência. Assim, deve:

  • Incluir as anteriores funções que teve, para que ele saiba o que tem feito até à data;
  • Incluir datas, para que ele avalie a sua lealdade;
  • Incluir as suas habilitações, certificados, formações e desenvolvimento profissional.

O resto do currículo é marketing para se destacar dos outros candidatos. Veja estas 5 técnicas de marketing que deve incluir no seu CV.

E para isso o seu currículo tem que ser diferente, interessante e captar a atenção, de modo a ficar na mente do empregador e a motivá-lo a “comprar” o que você está a vender.

Aqui está uma lista para verificar se o seu currículo é aborrecido para o recrutador:

  1. Tem mais do que 5-6 frases em cada secção do seu currículo?

Seja conciso e capte a atenção do empregador. Saiba também as 8 coisas que os recrutadores lêem primeiro num CV.

  1. Incluiu mais do que 2-3 competências no seu resumo profissional?

Geralmente, as competências são adjectivos e dão um toque especial e energia à sua escrita, mas se colocar uma grande lista de capacidades, isso pode enfraquecer a sua candidatura. Por outro lado, competências concretas e com substância fortalecem a sua candidatura.

  1. É difícil identificar as suas capacidades mais fortes?

Competências técnicas, experiências e proficiências, tais como gestão de pessoal, melhoria de operações e ciclo de vendas, são capacidades que devem estar claramente identificadas.

  1. Será que a sua história profissional se assemelha a um anúncio de emprego?

Se define o que significa o título da função e explica a razão por que foi contratado, não o faça. Em vez disso, explique como realizou o seu papel e conte os obstáculos que enfrentou e como conseguiu melhorar o seu departamento ou empresa.

  1. Tem mais do que seis items em cada descrição de trabalho?

Em cada emprego que teve pode ter tido mais do que um êxito e realizações. Mas deve identificar quais vale a pena mencionar, e guardar alguns. Há uma série infinita de maneiras de transmitir as suas metas sem ter fazer uma lista de 20 coisas que fez no âmbito de cada cargo. Tente usar algumas dessas palavras de poder currículo.

  1. Deixou dúvidas?

Deve deixar dúvidas, mas ter muito cuidado com isso. Deve dizer o suficiente para o seu currículo não soar a vago, mas esconder o suficiente para despertar o interesse e para que o recrutar ache necessário falar consigo para saber mais.

 

Veja também a checklist neste artigo de Rosa Elizabeth Vargas.