ranking portais de emprego

Neste artigo damos-lhe a conhecer os principais indicadores dos portais de emprego mais relevantes em Portugal. O objectivo é que tenha dados mais transparentes para que possa tomar decisões mais informadas quando chegar a hora de divulgar as suas ofertas de emprego.

Nesse sentido:

  • Foram considerados portais de emprego Portugueses com mais de 20.000 visitantes mensais
  • Não foram incluídos sites agregadores de emprego (e.g. Indeed, Mitula, Trovit, Jobrapido, etc)
  • Não foram incluídos blogs de emprego (e.g. Manda-te, Empregos pelo Mundo, etc)
  • Não foram incluídos sites cujos dados relativos à área de emprego não são possíveis de medir (e.g. OLX)
  • Foram utilizadas fontes publicamente disponíveis, nomeadamente os sites www.similarweb.com, www.facebook.com e os sites dos portais listados nos rankings

Tráfego Online

Além do número total de visitantes mensais, tivemos em consideração o número de anúncios online, para chegar ao nível de visibilidade médio para cada oferta de emprego.

Menos de dois anos após o seu lançamento, o Alerta Emprego aparece já em terceiro lugar no ranking em termos de visitantes, atrás do Net Empregos (#1) e do Sapo Emprego (#2).

Quando o número de anúncios entra na equação, somos já o portal com maior visibilidade/exposição média por oferta de emprego.

Diapositivo1

Facebook

Em relação ao Facebook, e para avaliar o impacto que cada página gera, importa não só analisar o número total de seguidores, como o dinamismo de cada página, medido pelo número total de interacções semanais (gostos, partilhas e comentários).

Tendo em conta o número de publicações semanais, chega-se facilmente à exposição média que cada publicação gera nas várias páginas.

Diapositivo2

Resumo – Posicionamento

Importa também distinguir os diferentes posicionamentos dos portais de emprego:

  • Nicho Vs Generalista: os portais generalistas divulgam ofertas em várias funções, ao contrário dos portais de nicho, que estão focados em áreas/funções específicas (como turismo, saúde, marketing e comunicação ou IT)
  • Gratuitos Vs Premium: os portais premium tem um custo associado e uma selecção de ofertas mais selectiva/exclusiva, ao contrário dos portais gratuitos, que permitem a divulgação sem custos mas têm um número de ofertas 15X a 20X maior. Existem também portais cujos anúncios são gratuitos mas que oferecem a possibilidade de destaques adicionais, esses sim já com um custo associado

Diapositivo3

Esperamos que estas informações o ajudem a compreender de forma mais clara o posicionamento dos vários portais de emprego e o ajudem a escolher os canais que utiliza para divulgar os seus recrutamentos.