Os profissionais devem acompanhar as constantes mudanças no trabalho, então é necessário investir nas habilidades que estejam em alta.

Pode ser difícil decidir que direção tomar quando parece que há algo novo para aprender todos os dias, especialmente na área da tecnologia.

Então, o LinkedIn lançou uma lista de habilidades que estão em alta em 2025, destacando as áreas emergentes em que as empresas estão a recrutar e que os profissionais devem considerar priorizar.

1. Alfabetização em IA

À medida que a IA transforma os setores, as empresas procuram cada vez mais profissionais com capacidade de entender e utilizar ferramentas que aproveitem essa tecnologia.

2. Mitigação de conflitos

Conseguir gerir os conflitos no local de trabalho é essencial para promover a colaboração e liderar equipas ágeis. Seja no tema do regresso ao escritório ou na gestão de equipas intergeracionais.

3. Adaptabilidade

Com o ritmo rápido de mudança no local de trabalho, a aprendizagem contínua e a resiliência são essenciais para se manter à frente.

4. Otimização de Processos

As organizações estão a aumentar a eficiência operacional e a relação custo-benefício para permanecerem competitivas e impulsionar o crescimento sustentável, para se adaptarem às constantes mudanças no local de trabalho.

5. Pensamento inovador

A resolução de problemas de forma criativa é fundamental. A IA transforma o cenário de trabalho, tanto no avanço de novas tecnologias quanto na manutenção da engenhosidade humana que as máquinas não podem substituir.

6. Falar em público

A comunicação verbal eficaz é essencial para inspirar confiança nas suas ideias e expandir a sua influência.

Veja também: 8 habilidades de comunicação essenciais no local de trabalho

7. Venda baseada em soluções

À medida que produtos e serviços se expandem num mercado cada vez mais concorrido, os clientes esperam soluções personalizadas e orientadas por IA que atendam às suas necessidades específicas.

8. Compromisso e suporte ao cliente

Promover relacionamentos autênticos com os clientes e permanecer recetivo às suas necessidades é essencial, pois as empresas enfrentam uma concorrência crescente e gastos mais apertados.

9. Gestão de partes interessadas

Escalar projetos com sucesso ou implementar novas iniciativas de negócio depende da identificação e do envolvimento das partes interessadas certas e do equilíbrio eficaz das suas prioridades.

10. Desenvolvimento e aplicação de Large Language Model (LLM)

À medida que a presença da IA ​​generativa cresce no mundo do trabalho, há uma procura crescente por profissionais que possam construir e trabalhar com os sistemas que impulsionam a tecnologia, conhecidos como LLMs.

11. Orçamento e Gestão de Recursos

Com o aumento dos custos e da incerteza económica, as organizações estão cada vez mais focadas em garantir que o seu dinheiro e materiais são usados ​​de forma adequada e estratégica.

12. Estratégia de entrada no mercado (GTM)

Desenvolver uma estratégia GTM abrangente é essencial para empresas que lançam um novo produto ou serviço.

13. Conformidade regulatória

À medida que organizações de todos os setores navegam por leis de privacidade de dados mais rígidas (como o RGPD) e mudanças nas regulamentações financeiras, entender e aderir a novos padrões regulatórios é uma prioridade crescente.

14. Estratégia de crescimento

As empresas têm aprendido que o crescimento descontrolado nem sempre é sustentável. Assim, colocam um foco maior no crescimento estratégico ao expandir as ofertas para estabilidade de longo prazo.

15. Avaliação de Risco

Identificar e preparar-se para potenciais ameaças é uma prioridade máxima para as organizações. Elas tentam-se preparar para o inesperado no cenário económico, regulatório e tecnológico

 

Então, para se manter sempre atualizado, estas são as habilidades que deve desenvolver este ano.