16 passos diários para ficar mais inteligente

Há quem considere que a inteligência é flexível e existe um conjunto de coisas que pode fazer para se tornar mais inteligente. Para tal a sua mente precisa de três coisas:

  • Ser treinada em processos de pensamento;
  • Recolher bastante informação,
  • Focar-se constantemente em ideias e problemas.

Conheça aqui uma série de coisas que pode fazer todos os dias, de acordo com o LifeHack, para ajudar a sua mente a pensar de forma mais inteligente:

Beba 2 copos de água nos 30 minutos seguintes a acordar

Depois de dormir durante horas o seu corpo necessita de água para manter o equilíbrio. Dois copos de água ajuda a recuperar do sono. Estudos comprovam que beber mais água aumenta a habilidade de completar tarefas mentais. Certifique-se de que o seu cérebro não está desidratado logo no começo do dia.

Leia o resumo de um livro durante o pequeno almoço

Ler um livro inteiro é ótimo, mas o pequeno-almoço pede algo mais curto. Em vez de ler artigos sem impacto na sua vida, leia resumos de livros de sucesso. Pode encontrar esses recursos online, por exemplo.

Oiça podcasts educativos durante as deslocações

Mesmo que demore apenas 10 minutos a pé no percurso casa-trabalho, oiça áudios que sejam interessantes para si.

Beba chá verde durante o trabalho

Enquanto que o café pode deixar as pessoas ansiosas, o chá verde contém aminoácidos que aceleram o funcionamento do cérebro e aumentam o seu nível de concentração.

Durma uma sesta

Dormir um pouco durante um dia refresca a sua mente. Está provado que dormir uma sesta enquanto tenta aprender algo aumenta a rapidez da aprendizagem.

A maioria das pessoas sente-se mais sonolenta depois de almoço e até às 16h00. É então a altura perfeita para dormir uma sesta – ajuda a aumentar a sua atenção e produtividade para o resto do dia.

Não coma açúcar durante o dia

Certifique-se que não ingere alimentos com açúcar durante os momentos em que precisa de se concentrar. Os picos do efeito do açúcar não ajudam ao funcionamento normal do seu cérebro.

Vá às redes sociais apenas duas vezes durante o dia

O seu cérebro adapta-se à informação que recebe. Se o bombardear com informação desnecessária ou mudar constantemente de informação a sua concentração será dificultada. Mantenha a sua mente a funcionar num nível elevado.

Faça jogos em vez de ver séries ou filmes

Ver televisão é uma actividade passiva. O seu cérebro está a consumir informação mas não está a processá-la ou a interagir com ela. Substitua ou complemente o seu entretenimento com jogos. Mesmo um jogo simples (como o super Mário por exemplo) tem um impacto visível na flexibilidade do cérebro.

Leia livros

De forma semelhante aos jogos, ler um livro é um exercício activo para o cérebro pois requer que construa imagens mentais de forma constante sobre aquilo que está a ler.

Faça/aprenda programação

Programar é uma excelente forma de aprender a pensar de forma lógica e em padrões. Aprender os códigos já foi mais complicado do que é actualmente. Considere-o um jogo e divirta-se enquanto aprende coisas novas. Para além disso, aprender programação aumenta as suas hipóteses de encontrar emprego no mercado de trabalho.

Faça exercícios durante o dia

“Mente sã em corpo são” – de certeza que já ouviu esta frase. A mente e o corpo estão fortemente ligados. O exercício físico ajuda o seu cérebro a funcionar melhor. Não tem que, obrigatoriamente, ir ao ginásio todos os dias para fazer exercício. Fazer algumas flexões durante o dia, caminhar um pouco e optar pela escadas tem um grande impacto.

Tente fazer algo físico a cada duas horas, nem que seja apenas alongar ou espreguiçar-se durante 5 ou 10 segundos.

Passe algum tempo com pessoas mais inteligentes

Os hábitos são socialmente contagiosos. Os padrões de pensamento daqueles com quem passa mais tempo vão passando também para si. Exponha-se a pessoas que sejam mais espertas e beneficie com isso.

Fale com pessoas com as quais discorda

Tenha discussões (amigáveis) com pessoas com que discorda relativamente a algum assunto. Argumentar com alguém pode ajudá-lo a melhorar a forma como convence outras pessoas.

Faça uma caminhada na natureza

Caminhar na natureza tem uma série de benefícios: o ar que respira é melhor; a sua mente acalma-se quando está rodeado de plantas e árvores e caminhar aumenta a circulação sanguínea.

Ande com um bloco de notas

Algumas mentes brilhantes, como Leonardo Da Vinci por exemplo, andavam sempre com um bloco de notas que utilizavam para anotar novas ideias, fazer rascunhos, anotar questões que tinham ao longo do dia, etc. Esta é uma excelente forma de treinar a sua curiosidade e o seu pensamento lógico.

Planeie o dia seguinte

Ao planear o dia seguinte com antecedência, permite-lhe começar o dia logo com um plano e objectivos estabelecidos. Desta forma irá trabalhar de forma muito mais produtiva.

Muitas pessoas estão ocupadas durante todo o dia mas nem sempre estão a produzir. Uma boa parte de ser inteligente é perceber que trabalhar arduamente não é melhor do que trabalhar bem e de forma eficaz.