A taxa de desemprego em Portugal desceu para 16,5% em Julho de 2013, reportou o Eurostat. Segundo a mesma instituição, em Julho eram 878 mil os desempregados em Portugal. Foi o terceiro mês consecutivo a registar descidas do nível de desemprego, embora este continue a ser superior ao do mesmo mês do ano passado (em Julho de 2012 existiam 868 mil desempregados em Portugal).

Desemprego Portugal

A redução da taxa de desemprego deve-se essencialmente ao regresso da sazonalidade ao mercado de trabalho, que não se terá verificado em 2012, ano em que o desemprego subiu mesmo nos meses de Verão. Esta redução acaba por não ser assim tão significativa, dado que o método de cálculo da força de trabalho foi revisto (em Junho, por exemplo, a taxa de desemprego de 17,4% acabou por ser revista para 16,7%).

Portugal é assim o quarto país da Zona Euro com maior taxa de desemprego e apenas superado pela Grécia  (27,6%, dados de Maio), Espanha (26.3%) e Chipre (17,3%). Estes valores comparam com uma média de 12,1% de taxa de desemprego na Zona Euro.

Continuam a ser preocupantes os dados relativos ao desemprego de longa duração e ao desemprego jovem (139 mil jovens de 15 a 24 anos estão desempregados, o que representa uma taxa de desemprego de 37,4%).

As previsões do Governo apontam para uma subida dos níveis de desemprego até ao final de 2013.