
Se o objetivo é mostrar que você é a pessoa ideal para aquela função, então há coisas que não deve dizer numa entrevista de emprego.
Além disso, quer que o recrutador sinta que tem as habilidades e a motivação certas para a função. Um grande monólogo sobre o seu chefe microgerenciador pode levar a preocupações de que irá reclamar também da empresa para a qual está a ser entrevistado.
Então, o recrutador estará atento a sinais de alerta durante a sua entrevista. Veja a lista que lhe apresentamos abaixo e saiba as 17 coisas que não deve dizer numa entrevista de emprego.
1. Não tive tempo para me preparar
Regra nº1 para qualquer entrevista, faça pesquisa antes. Nunca vá para uma entrevista sem saber nada sobre a posição ou a empresa.
2. Farei qualquer coisa
Não ser claro sobre o que quer fazer, mostra ao entrevistador que não está a investir a sério em nenhuma função específica.
Mesmo que esteja interessado numa função específica, ou apenas a tentar conseguir um emprego, dizer “faço qualquer coisa” não o vai ajudar.
3. A minha última empresa era tóxica
Não importa o quão mau tenha sido o seu último emprego, jamais fale mal de um antigo empregador numa entrevista.
Mesmo que tenha tido um emprego ou chefe tóxico, o entrevistador não sabe disso e ficará a pensar se um dia não falará também mal da empresa dele.
4. Sei que não tenho muita experiência, mas…
Esse erro é fácil de cometer, especialmente se for recém-formado ou se mudou de carreira. O problema é que, quando se desculpa com falta de experiência, está essencialmente a dizer que não é uma boa contratação e que não é exatamente a pessoa certa para a função.
Então, em vez de chamar a atenção para as suas fraquezas, mantenha-se positivo, concentre-se nos seus pontos fortes e mostre as suas habilidades transferíveis e entusiasmo contagiante pela posição.
5. Está no meu currículo
Os entrevistadores sabem que qualquer informação relevante está no seu currículo, mas se eles perguntam sobre um algo, é porque eles querem que falei mais sobre isso.
6. Hum, não sei
Mesmo que pratique muito, ainda lhe podem fazer questões que o deixarão perplexo. Mas dizer “eu não sei” raramente é a abordagem certa.
Duas estratégias que funcionam bem são: repetir a pergunta cuidadosamente antes de responder ou dizer (lentamente) “é uma excelente questão. Acho que…”.
7. Lê as notas palavra por palavra
Praticou as suas respostas para algumas perguntas da entrevista? Ótimo. Mas não as memorize palavra por palavra.
Quando está muito preparado e espera por certas perguntas, terá dificuldade em se envolver numa conversa genuína com o entrevistador.
8. A minha maior fraqueza tem que ser a perfeição
Provavelmente, os recrutadores já ouviram esta frase antes. E, além de ser um clichê, também não dá uma perceção real sobre o seu estilo de trabalho ou personalidade.
Tente uma resposta mais genuína e se o perfeccionismo for a sua maior fraqueza, use essas dicas para dar a volta por cima.
9. Gostaria de começar o meu próprio negócio o mais rápido possível.
Ambições empreendedoras são ótimas, mas se se está a candidatar a um emprego para trabalhar para outra pessoa, provavelmente não vai querer partilhar isso.
A maioria dos empregadores quer contratar pessoas que fiquem na empresa durante muito tempo e se houver qualquer suspeita de que a sua intenção é temporária, provavelmente não conseguirá o emprego.
10. Voltarei à nossa aliança estratégica para criar sinergia.
Se suas respostas na entrevista soarem a exagero, não irá marcar o recrutador. Linguagens empresariais como “alianças estratégicas”, “mentalidade de crescimento”, “sinergia”, entre outras, irão cativar, mas não use acrônimos ou jargões específicos da função ou da empresa ao descrever as suas responsabilidades.
11. Hum, sabe, tipo…
Palavras de preenchimento como “hum”, “tipo”, podem fazer com que pareça que não tem confiança ou capacidade de se comunicar claramente no trabalho.
12. Então, sim
Muitos candidatos cometem um erro simples, contam histórias fantásticas e relevantes, que cativam o recrutador, mas terminam com “e… sim” ou apenas uma pausa estranha.
13. Bolas, sinto muito.
Saiba que com frequência há muitas pessoas que por distração dizem algo que não devem, como asneiras ou palavras não adequadas. Mesmo que o entrevistador solte algumas, o melhor é manter a sua linguagem.
14. Passei um sinal vermelho para chegar a horas
É o tipo de frase que não tem qualquer interesse para o recrutador, além de ser inapropriado. Histórias são uma ótima forma de se ligar ao entrevistador, mas convém ligá-las à função a que se candidata,
15. O que ganho com isso?
Quando faz perguntas como esta, vai parecer arrogante e desagradável. A primeira coisa que os recrutadores querem saber é o que pode fazer pela empresa e como a pode ajudar.
Então, se começar a perguntar sobre os benefícios, promoções e quando pode tirar férias muito cedo, pode parecer que não está focado no trabalho.
16. Quer ver as minhas referências?
Quando um empregador quiser as suas referências, ele as irá pedi-las.
17. Obrigado, mas não tenho perguntas
Não ter perguntas para o entrevistador mostra que não está interessado o suficiente para aprender. E se nem trabalha na empresa ainda, há muito que pode explorar.
Prepare algumas perguntas bem pensadas para fazer com antecedência para ajudar a terminar a sua entrevista da melhor forma.
Fonte: The Muse
