Na entrevista de emprego, o que conta são os pormenores, por isso siga estas dicas e fique mais perto de receber a oferta de emprego.
1. Procure informação sobre a empresa
Antes da entrevista de emprego, deve procurar conhecer a empresa: quais os produtos/serviços que vende, qual o seu público-alvo, quem é a concorrência e últimas alterações na organização. Nos dias antes da entrevista visite o site da empresa, redes sociais e procure notícias recentes.
2. Procure informação sobre o(s) entrevistador(es)
Quando agendarem a data e hora, ficará a saber o nome do entrevistador. Procure-o no LinkedIn e Google para saber qual o seu percurso profissional e interesses. Desta forma, será mais fácil manter uma conversa bilateral.
3. Saiba qual o tipo de entrevista de emprego de antemão
A entrevista pode ser individual, em dinâmica de grupo, pode incluir desafios/testes… Procure perceber como será logo quando agendar a entrevista, para ter tempo de preparar o seu tipo de discurso e estudar a melhor estratégia para encarar cada tipo de situação.
4. Prepare-se para responder às perguntas
Treine as suas respostas às perguntas mais comuns em entrevistas. Assim, quando estiver em frente ao recrutador ficará menos nervoso e conseguirá ter um discurso mais fluido.
5. Vista-se como se já fizesse parte da empresa
Deve adequar a roupa da entrevista à cultura da empresa/área profissional a que se candidata. Por exemplo, se quiser trabalhar na banca deve optar por um fato, mas se a empresa for uma startup, é melhor optar por roupa mais descontraída. Tenha atenção aos pormenores: a roupa não deve estar amarrotada ou suja, os acessórios não devem distrair o recrutador e os sapatos devem ser confortáveis, sem perder o aspecto profissional.
6. Estude o caminho para o local da entrevista
Evite chegar atrasado – planeie com antecedência o percurso até à empresa. Se possível, teste-o nos dias antes da entrevista.
7. Esteja no seu melhor desde o momento em que entra na empresa
A entrevista começa e acaba quando passa a porta de entrada da empresa. Por isso, mostre-se sempre profissional e simpático para todos os membros da equipa e evite falar demasiado alto ao telefone, mascar pastilha ou aparentar aborrecimento.
8. Saiba quem tem o poder de decisão
Se for entrevistado por várias pessoas, tente perceber quem decide se o contrata ou não e foque a sua atenção nele. Tenha cuidado para que os outros entrevistadores não se sintam ignorados.
9. Aprenda a vender-se como a pessoa ideal para a função
Encare a entrevista de emprego como um comercial – tem que convencer um interlocutor das vantagens de o contratar. Use o tempo sabiamente e explique como vai ajudar a empresa a crescer.
10. Saiba o que quer
É mais fácil falar dos seus objectivos para o futuro se estes estiverem claramente definidos na sua cabeça.
11. Fale abertamente dos seus pontos forte e pontos fracos
Não tenha medo de falar bem de si nem de mostrar que não é perfeito. Explique o que está a fazer para melhorar e contrariar os seus pontos negativos. Por exemplo, se a sua pontualidade é fraca, pode dizer que põe sempre o despertador com 15 minutos de antecedência para garantir que não se atrasa (se for verdade).
A entrevista de emprego é um momento bastante stressante. Um dos efeitos do nervosismo é falar demais e dar informação irrelevante só para ter motivo de conversa. Tente controlar os nervos e responda pausadamente e com informação que o ajude a ficar com o emprego.
13. Resista ao stress
Respire fundo e controle os “tiques” nervosos, como bater a perna ou mexer no anel. Ajuda bastante se, antes da entrevista, ouvir uma música de que gosta e forçar-se a sorrir. Estes pequenos truques ajudam-no a produzir hormonas que determinam o seu estado de espírito.
14. Compreenda que a entrevista de emprego é bilateral
A entrevista não é um interrogatório – é uma conversa. Responda ao que lhe for perguntado mas mantenha um tom conversacional e faça também questões ao recrutador.
15. Esteja atenta aos bons sinais
Se lhe falarem do futuro na empresa ou derem a conhecer os (possíveis) futuros colegas, está no bom caminho. Estes sinais mostram que gostaram de si e é provável que o chamem para uma nova entrevista ou façam uma proposta de emprego.
16. Finalize com força
Quando se estiver a despedir do recrutador, reforce o seu interesse na vaga e mostre-se disponível para uma nova conversa, ou para responder a um desafio.
17. Não fique silencioso depois da entrevista de emprego
Um pequeno email de agradecimento pela oportunidade enviado logo após a entrevista pode fazer toda a diferença. Faça, também, follow-up depois de uma semana e envie algo que acrescente à sua candidatura, como um desafio pró-activo ou um artigo relevante.
Fonte: The Undercover Recruiter