A sua relação com um colega de trabalho pode-se tornar problemática quando não a mantém profissional. Há muitas coisas que nunca deve dizer aos seus colegas de trabalho, pois podem estragar a vossa relação ou até mesmo levá-lo à demissão.

Comentários pouco profissionais, desajeitados ou indelicados e até comentários de assédio, são totalmente proibidos! Além das  coisas óbvias, como palavrões e insultos.

Saiba mais algumas coisas que nunca deve dizer aos seus colegas de trabalho:

1. Quanto recebe?

Esta questão não é apenas pouco profissional, como é estranha. Porque é que quer saber? Vais reclamar com o seu chefe porque não acha justo?

Se não concordar com o seu salário, deve falar com o seu chefe baseando-se no seu trabalho e não no ordenado dos colegas.

2. Empresta-me dinheiro?

Pode acontecer ir para o trabalho e esquecer-se de levar dinheiro, uma ou duas vezes, e o seu colega irá emprestar.

Mas se isto se tornar constante, o mais provável é começar a deixar de ver convidado para almoços.

3. Honestamente

Usar esta palavra em certos momentos, pode levar o seu colega a crer que não é sempre honesto com ele. Por isso, não será uma boa palavra para usar.

4. Ouviu sobre…

Não alimente fofocas! É essencial, ficará sempre mal visto.

Fazer comentários negativos a um colega sobre outro, fará de si pior pessoa do que aquela de quem está a falar. Pense ainda no que vai acontecer quando a pessoa souber o que você andou a falar.

5. Essas calças ficam-lhe bem

Um elogio não é mau, mas seja seletivo no que pretende elogiar.

Comentar a aparência física de um colega não é considerado profissional, pode ser interpretado como assédio sexual.

6. A vossa ideologia só causa problemas

Assuntos como religião, política e educação dos filhos por vezes surgem no local de trabalho. Mas, comentar negativamente sobre qualquer um destes assuntos, é imprudente e nada profissional.

7. Está grávida?

Raramente essa questão resulta numa resposta positiva.

Lembre-se, se realmente a sua colega de trabalho não estiver grávida, você estará a insultá-la. E se ela realmente estiver, provavelmente não o quererá partilhar para já.

8. Desculpe ser incómodo

Se acha que vai ser incómodo porque vai abordar o seu colega?

Talvez possa dizer antes “Com licença. Tem um minuto?”, vai funcionar melhor.

9. Estou à procura de outro emprego, sabe de alguém a contratar?

Se partilhar este tipo de informação com um colega, pode levar a que ele se afaste, visto que em breve poderá já não fazer parte da equipa.

Além disso, eles também podem passar essas informações aos seus superiores e isso podia trazer resultados negativos.

10. Olhe esta lesão, estou à espera dos resultados da análise

A não ser que seja a sua mãe/pai ou o cônjuge, mais ninguém querer ver ou ouvir falar sobre lesões que tenha e, pior, que possam causar náuseas.

Limite a sua partilha a uma constipação ou uma dor de cabeça.

11. Eu acho que…

Dizer “Eu acho” por vezes é aceitável, mas apenas se não tiver mesmo a certeza.

De outra forma, usar estas palavras pode fazê-lo parecer falso ou enganador. Se tem a certeza da hora de uma reunião, por exemplo, diga-o!

12. Fiquei surpreendido por lhe terem pedido a si

Dizer isto ou dizer “Deviam ter pedido a mim” será a mesma coisa. Portanto, não mostre rancor (mesmo que não o tenha). Opte apenas por dar os parabéns ao seu colega.

13. Pode-me proteger enquanto eu estiver de férias no estrangeiro?

Ostentar o seu estilo de vida luxuoso com os seus colegas pode desencadear ciúmes. O melhor é tentar não se gabar de como a sua vida é óptima.

14. Estou convidado?

Lembre-se que nem toda a gente é convidada para tudo, nem há obrigação de tal. Evite questionar isso, para qualquer que seja o evento. Além disso, pode não gostar da resposta.

15. Quer combinar algo este fim-de-semana?

Se quiser dizer a algum colega de trabalho para fazer planos no fim-de-semana tudo bem, mas tenha atenção à forma como é dito.

De alguma forma, o seu convite ou a forma como diz, pode ser entendido como assédio.

16. Ninguém vai notar se eu levar isto

Seja o que for, está a admitir que está a roubar. Isto pode levar no mínimo a que percam a confiança em si e, na pior das hipóteses, à demissão.

17. O meu namorado (fez XYZ) de novo

Compartilhar detalhes íntimos sobre sua vida amorosa cai na categoria “muita informação”. Logo, isto não será bom para a sua imagem profissional ou para enriqueces relações no local de trabalho.

Guarde esse tipo de informações para si mesmo!

18. Ele roubou-me a ideia

Talvez algum colega, ou até mesmo o chefe, tenha sido louvado por uma ideia que você mesmo teve. Mas, lamentar-se disso a outros colegas raramente ajuda.

O ideal é que fale diretamente sobre o problema com a pessoa em questão.

19. Tem perfume para me emprestar?

Isto já é demasiada intimidade para ter no local de trabalho. Compartilhar é importante, mas há limites no que se partilha.

20. Vou processar a empresa

Seja uma acusação legítima ou não, divulgá-la não será bom para si.

Se realmente estiver a processar a empresa, o melhor é agir com discrição e dignidade e continuar a cumprir as suas obrigações.

21. O seu filho não tem capacidades para…

Fazer um comentário negativo ou contraditório sobre o filho de alguém é uma forma certa de fazer inimigos.

Então, mantenha sempre comentários positivos sobre os filhos dos seus colegas, caso contrário, guarde-os para si.

22. Quando engordei, fui para o ginásio

Pode achar que até está a dar conselhos úteis, mas a menos que o seu colega lhe pergunte sobre o ginásio ou sobre como você perdeu peso, este assunto está fora dos limites.

Assim, é provável que o seu colega vá considerar os seus comentários mais prejudiciais do que úteis. Sentimentos feridos dificultam relacionamentos no trabalho.

23. Não é altura de se reformar?

Para algumas pessoas o assunto “idade” é delicado, fazer suposições sobre a idade de alguém raramente é algo positivo.

 

Quer ter uma boa relação com os seus colegas, certo? Então, é melhor pensar antes de falar, mesmo que a vossa relação seja boa, pode acabar por estragá-la.

Siga estas dicas que lhe demos das coisas que nunca deve dizer aos seus colegas de trabalho e não partilhe demasiada informação.

Fonte: Insider