Quais são as ferramentas mais importantes na procura de emprego? Sim, o currículo e a rede, no entanto, as plataformas que os unem também! Conheça 31 dicas para usar no seu perfil profissional.

No LinkedIn pode partilhar a sua experiência, habilidades e qualificações com futuros empregadores e ao mesmo tempo construir e interagir com sua rede.

Então, esta plataforma pode ser tão importante para um candidato a emprego quanto um currículo bem escrito.

Sabia que pode também usar o seu perfil do LinkedIn para se registar em plataformas, como é o caso do Alerta Emprego? Se ainda não está registado, não perca tempo!

Veja então estas 31 dicas para o seu perfil profissional, apoiadas por especialistas e divulgadas pelo The Muse:

1. Use o seu LinkedIn criar a sua marca pessoal

Quando está a criar o seu perfil no LinkedIn, precisa de pensar sobre a sua marca pessoal, ou seja: Quem é? Quer ser conhecido pelo quê? O que o diferencia dos seus colegas do sector?

Depois se saber responder a estas questões, está pronto para a expressar no seu perfil.

2. Conheça o seu público e que palavras-chave os chamarão a atenção

Pense em que vai ver o seu perfil – provavelmente outros profissionais e recrutadores do seu sector. E o que eles pretendem ver?

Para o ajudar a descobrir esta resposta, siga um processo semelhantes ao que faria para adaptar o seu currículo. Então, veja as descrições de alguns trabalhos nos quais gostaria de estar.

Tenha atenção às palavras e frases específicas, essas serão as suas palavras-chave.

3. Palavras-chave de trabalho em todo o perfil

Depois de saber as palavras-chave que deve usar, insira-as no seu título, resumo, experiências, habilidades e em qualquer outro local que faça sentido no seu perfil.

Mas não exagere! Certifique-se de que elas fluem com o resto do texto.

4. Evite Buzzwords

Buzzwords são as palavras que vê repetidamente no LinkedIn e nas descrições de cargos, mas que não dizem muito sobre a pessoa/emprego.

Palavras como “inovador”, “orientado”, “trabalhador”, “eficaz”, “bem-sucedido” e “motivado”, não significam nada por si mesmas.

Então, pergunte a si mesmo se uma palavra-chave ou frase precisa de mais contexto para que faça sentido.

5. Complete o seu perfil

É muito mais provável que o seu perfil apareça no resultados da pesquisa com um perfil completo (o algoritmo do LinkedIn recompensa os utilizadores com perfis completos).

6. Mas concentre-se nas secções superiores

É bom ter um perfil completo, mas não pode esperar que toda a gente vá ler a sua página inteira. Por isso, o ideal é que os cative logo de início.

Assim, invista na sua foto de capa, foto de perfil, título, resumo e experiência recente.

7. Crie um URL personalizado

Quando cria um perfil no LinkedIn, é-lhe atribuido automaticamente um URL com uma sequência de número. Mas pode e deve definir um URL personalizado.

Certifique-se que o seu URL é fácil de lembrar e partilhar.

8. Adicione uma foto de capa que se identifique consigo

A foto de capa é a primeira imagem que aparece no seu perfil, então cause uma boa impressão com ela.

Utilize uma imagem inofensiva que signifique algo para si, como uma vista panorâmica ou algo que mostre a sua marca pessoal.

9. Escolha uma foto de perfil profissional

A sua foto deve der clara e nítida e, acima de tudo, profissional. Deve estar vestido apropriadamente e não numa festa ou casamento. Não use nenhuma imagem onde tenha que cortar outras pessoas.

Se precisar de uma nova foto, é fácil! Use como fundo uma parede branca e olhe para a câmara, para que se vejam os seus olhos.

10. Use um título que cative

O seu título não é apenas o seu cargo. Use esse espaço para mostrar de forma concisa a sua essência como profissional, em uma ou poucas mais frases.

Por exemplo: Professor de química Licenciado pelo NYS, especializado em aprendizagem prática com planos de aula, com 10 anos de trabalho num laboratório de pesquisa.

11. Inclua um trabalho atual, mesmo estando desempregado

Quando os recrutadores pesquisam no LinkedIn, uma das informações que a plataforma usa para dar resultados é a sua posição atual. Então, se não tiver nenhuma, pode não aparecer.

Portanto, se de momento está desempregado, deve adicionar o cargo ou cargos que procura, mas adicione uma linha onde refere que está desempregado, algo como “à procura de uma nova oportunidade”.

12. Preencha a informação introdutória

Não se esqueça de preencher os dados introdutórios no seu perfil, como:

  • Nome anterior: use esta seção (se você se sentir confortável) para ser encontrado por nomes pelos quais não é conhecido atualmente, como o nome de solteiro, por exemplo.
  • Pronúncia do nome: pode considerar usar esta secção se tiver um nome longo, incomum ou difícil de pronunciar.
  • Localização: use uma área metropolitana em vez de um subúrbio ou cidade menor, para que apareça em mais pesquisas.
  • Setor: só pode escolher um, portanto, se não tiver a sua pesquisa restrita a um setor específico pode falar sobre outros em seu resumo.
  • Informações de contato: deve adicionar o seu endereço de e-mail aqui para que os recrutadores possam entrar em contato consigo, mas o número de telefone e morada não é relevante, bem como redes sociais que não sejam de carácter profissional.

13. Use o seu resumo com sabedoria

O resumo ou secção “Sobre” é onde pode mostrar a sua personalidade e contar a sua história, veja como o pode estruturar:

  • Apresente-se: quem é você como profissional, o que faz e que valor agregou às organizações para as quais trabalhou.
  • Destaque as suas principais habilidades, experiências e realizações – em forma de parágrafo ou lista com pontos.
  • Fale sobre quem você é fora do trabalho – isto é opcional, mas nunca sabe quais dos seus interesses podem criar uma conexão profissional com um recrutador.
  • Chame que lê o seu perfil para a ação, ou seja, incentive-os a contactá-lo.

14. Mostre a sua experiência ou melhor trabalho

Na respetiva secção, mostre as suas redes sociais profissionais (se tiver), links e artigos e publicações do LinkedIn.

Compartilhar o trabalho ou menções que são mais relevantes para a sua marca pessoal e objetivos do LinkedIn é uma grande oportunidade de mostrar as suas habilidades em ação.

15. Personalize a sua experiência

Embora o seu currículo deva ser adaptado para cada emprego ao qual se candidata, o seu perfil do LinkedIn deve ser adaptado à indústria em que trabalha ou deseja trabalhar, bem como a função que tem ou o tipo de função que espera conseguir.

Nas suas descrições, enfatize os elementos das suas experiências anteriores que são mais relevantes para os tipos de empregos que deseja. Também pode incluir trabalho voluntário relevante.

16. Use descrições baseadas em realizações fortes

Em vez de apenas listas as suas funções em cada entrada na secção de experiência, deve detalhar as suas realizações.

Cada ponto deve desrever o que fez nos empregos anteriores, como os resultados que obteve e como isso impactou a sua equipa ou empresa. Sempre que possível inclua palavras-chave.

17. Adicione links e conteúdos à sua experiência profissional

Pode adicionar links, imagens, vídeos e arquivos na sua seção “Experiência”.

Portanto, use isso a seu favor: crie links para os sites da sua empresa, projetos nos quais trabalhou, artigos ou relatórios que publicou ou qualquer outra coisa que permita ao recrutador ver o resultado do que escreveu.

18. Certifique-se que o seu currículo e perfil coincidem

O seu currículo e o LinkedIn não precisam ser idênticos. Mas os seus cargos, empresas, diplomas, licenças e certificações anteriores devem coincidir – e também as datas.

19. Adicione licenças, certificações, projetos, voluntariado, realizações ou idiomas

Insira estas informações no espaço de formação e qualificações. Esta é uma ótima maneira de mostrar o que o torna único.

20. Adicione as suas habilidades – em qualquer lugar

Fale sobre as suas habilidades em todo o perfil – não apenas na secção de habilidades e recomendações.

Na secção própria pode ter até 50 habilidades, mas quem vê o seu perfil apenas vê as três principais, então escolha as mais importantes para aparecerem.

21. Procure recomendações – fortes, relevantes e recentes

As recomendações aumentam a credibilidade do seu profissionalismo. Pode pedir recomendações às pessoas com quem trabalhou.

Mantenha as suas recomendações atualizadas.

22. E dê-lhes em troca

A melhor forma de obter recomendações é dar também. Se der uma recomendação a um colega, é provável que ele retribua o favor. Além disso, é uma boa prática ajudar as pessoas na sua rede.

23. Não se esqueça da sua secção de interesses

A secção “Interesses” costuma ser um pouco esquecida, mas é o segredo para obter conteúdo interessante e compartilhável.

O LinkedIn mostra publicações na sua seção “Interesses” e você pode compartilhar e comentar essas publicações.

24. Esteja atento às configurações do seu perfil

Se está à procura de emprego, pode ajustar as configurações do seu perfil para que os recrutadores o saibam.

E se não quer que o seu empregador atual saiba disso, pode ajustar as configurações para ocultar essas informações de qualquer pessoa que trabalhe na sua empresa.

25. Coloque no seu currículo o link para o seu LinkedIn

Depois de aprimorar todo o seu perfil profissional, não se pode esquecer de direcionar as pessoas para ele.

Pode adicionar o link do seu perfil no seu currículo e fazer um hiperlink, tornando mais fácil que abram o seu LinkedIn.

26. Torne-se um utilizador ativo

Depois do seu perfil concluído, não abandone o LinkedIn até à próxima vez que estiver à procura de emprego, tem de ser um utilizador ativo.

Usar ativamente o LinkedIn vai ajudá-lo a expandir a sua rede, estar mais visível para a rede existente e aprender mais sobre a sua função, setor e oportunidades.

27. Solicite conexões (e faça-o com atenção)

A sua rede profissional pode-se construir online, conectando-se com pessoa que já conhece. Mas também, ligando-se a pessoas que não conhece e que o podem ajudar a crescer na carreira.

Pode pedir para se conectar com pessoas que trabalham em empresas ou em empregos nos quais está interessado ou até procurar pessoas pesquisando palavras-chave na barra de pesquisa.

28. Use o LinkedIn para aprender e crescer

O LinkedIn é uma plataforma de rede, mas também um recurso de partilhar de conhecimentos.

O LinkedIn Learning é outro ótimo recurso, pode aprender e desenvolver uma variedade de novas habilidades e adicionar cursos concluídos diretamente ao seu perfil.

29. Faça publicações

Todos os utilizadores podem fazer publicações ou mesmo artigos na plataforma. Estas irão ajudá-lo a criar uma reputação como especialista.

Se não se sente preparado para escrever as suas próprias publicações, comece por comentar outras.

30. Junte-se a grupos no LinkedIn

Os Grupos do LinkedIn são uma maneira incrível de encontrar ainda mais profissionais da sua área.

Pode discutir tópicos relevantes num ambiente mais focado e envolver-se mais na área. Além disso, os outros membros do grupo são possíveis conexões.

31. Não preste atenção apenas quando procura emprego

O LinkedIn oferece muitos benefícios para pessoas que não desejam mudar de emprego – desde o desenvolvimento de relacionamentos com outras pessoas da sua área, até à aprendizagem de novas habilidades que o ajudarão no seu atual emprego.

Além disso, manter-se ativo no LinkedIn quando não está a procurar emprego, ajuda a tornar a sua próxima procura de emprego muito mais fácil.

 

Então, com estas dicas para o seu perfil profissional procure aprimora-lo, a si só lhe trará vantagens a nível profissional.

Saiba ainda, como pode destacar o seu perfil de LinkedIn.