Pode ter medo da forma como responde aos emails que os recrutadores enviam, mas o melhor é ser simples e dar a resposta certa.
Então, veja neste artigo 3 exemplos de emails que os recrutadores enviam e como pode responder (dicas de um recrutador).
1. Agendar uma entrevista por telefone
Os recrutadores estão ocupados e é possível que lhe enviem um email para perguntar quando está disponível para uma entrevista.
Então, se um recrutador lhe enviar um email a perguntar por um horário específico em que estará disponível para falar, só tem de dizer se ou quando está disponível.Pode usar este modelo:
Olá (nome do recrutador),
Muito obrigado por entrar em contato comigo. Estou disponível para falar no dia X às X horas. Por favor, avise-me se precisar de mais alguma coisa até lá.
Estou ansioso para saber mais sobre a função!
(Seu nome)
2. Pode reenviar o seu currículo?
Há vários motivos para que o recrutador lhe peça para reenviar o currículo. Por exemplo, mesmo que a empresa tenha um sistema de rastreamento de candidatos, às vezes a tecnologia não coopera – os sites caem ou os arquivos são corrompidos.
Não pense muito nisso, apenas envie o currículo novamente e confie que não fez nada de errado. Veja como responder:
Olá (nome do recrutador),
Espero que esteja bem. Em anexo envio o meu currículo. Por favor, avise-me se precisar que lhe envie mais informações ou documentos.
Cumprimentos,
(Seu nome)
3. Tem disponibilidade para conversar hoje?
Isto é muito diferente do email de entrevista por telefone, pode ser o sinal de que gostaram do seu perfil e vai mesmo sem entrevistado.
Não se preocupe com o que vai responder a esta pergunta, irá ter uma conversa mais longa com o recrutador, na qual depois poderá dizer tudo. Como responder:
Olá (nome do recrutador),
Obrigado por entrar em contato comigo! Estou disponível (insira os horários em que pode falar nesse dia). Por favor, diga-me se pode em algum destes horários, se não, podemos encontrar um horário que seja conveniente para ambos.
Cumprimentos,
(Seu nome)
Todos estes modelos de resposta a emails que os recrutadores enviam são muito diretos, mas é mesmo essa a ideia, não precisa de se alongar neste tipo de respostas.
Fonte: The Muse
Obrigada pelas dicas que serão sempre importantes
A pergunta que faço, é,se a determinada altura cancelaram a entrevista pelo , whsaap a ficar para outra altura sem marcação de data, pretendo saber se poderei enviar um email, a perguntar se já teem data para a entrevista!
obrigada
Eunice Carneiro
Olá Eunice.
Na nossa opinião, sim pode enviar um email, ou responder da mesma forma que foi cancelada a entrevista anterior. Ao questionar sobre a nova marcação de entrevista irá mostrar interesse.