Vai entrar em contacto com um recrutador ou foi contactado por um para falarem acerca de algum emprego? Achamos que há 3 factos que deve saber antes de falar com um recrutador e vamos-lhe dizer quais!

Muitos candidatos presumem que estabelecer uma ligação com recrutadores os colocará mais perto de bons cargos, que não seriam anunciados de outra forma.

No entanto, criar uma relação recrutador-candidato bem-sucedida não é simples, primeiro tem de entender a relação entre todas as partes envolvidas (você, recrutador e empresa).

Assim, para ter sucesso na sua procura de emprego é importante que tenha um bom relacionamento com os recrutadores, então veja o que deve saber antes de falar com um recrutador:

1. Muitas vezes os recrutadores são antigos candidatos à oferta

Profissionais que tenham seguido uma trajetória de carreira tradicional e linear (com poucas mudanças de emprego) são os melhores candidatos para trabalhar com um recrutador.

E porquê? O objetivo dos recrutadores é identificar talentos entre os líderes que podem demonstrar comprometimento com um tipo específico de carreira ou conjunto de habilidades.

Então, se estiver à procura de emprego, esse pode ser um motivo pelo qual não é contactado. Mas pode você contactá-los, só tem de ser capaz de explicar bem a sua carreira e experiência e anunciar-se como um bom candidato a um emprego.

Uma dica para ser contactado por recrutadores é ter o seu perfil no LinkedIn completo e claro, de forma a mostrar a sua experiência e habilidades.

2. A missão do recrutador é forcar-se nas necessidades do cliente

Os recrutadores têm objetivos no processo de recrutamento para encontrar o candidato ideal, têm de estar atentos aos detalhes como formação, educação, histórico de carreira e competências.

Se a sua experiência não estiver de acordo com o solicitado pela empresa, o facto de o recrutador conseguir convencer a empresa a arriscar a contratá-lo, vai depender do relacionamento do recrutador com o seu cliente.

O recrutador tem de estar confortável e confiante com a decisão que tomar em relação a si.

Afinal, a reputação profissional do recrutador (e futuras comissões) depende da sua capacidade de fornecer o candidato perfeito e versátil.

3. O seu currículo deve estar pronto para apresentar aos clientes

Muitas vezes, os candidatos enviam currículos aos recrutadores que prejudicam as suas habilidades, assim estão a dificultar que o recrutador o considerá-lo um candidato viável.

Alguns recrutadores recomendam os seus candidatos a consultar treinadores de carreira, de forma a poderem extrair uma forte mensagem de marca pessoal no seu CV.

 

Como método de procura de emprego, abordar diretamente os recrutadores pode ser muito eficaz, mas apenas se estiver ciente da sua função, aptidão como candidato e tiver expectativas realistas.

Precisa de ajuda para procurar um emprego? Veja todas as ofertas disponíveis no Alerta Emprego.

Fonte: Work it Daily