Já lhe mostrámos anteriormente 8 sinais de que a sua entrevista de emprego correu bem, mas o inverso também pode acontecer, então agora trazemos-lhe 4 sinais de que a sua entrevista de emprego não correu tão bem como esperava.

Se notou alguns dos sinais que lhe apresentamos a seguir, talvez seja sinal que precisa de continuar na procura e a preparar-se para futuras entrevistas. Mas atenção, relembramos que nada é certo.

1. O entrevistador não lhe estava a prestar atenção

Se o seu entrevistador parecia distraído ou – se teve entrevista por vídeo – ele desvia o olhar para outro lado que não seja o ecrã com a sua imagem, ele pode estar desinteressado.

Mas não desespere, na verdade ele também podia estar a ver algo relacionado com a entrevista, tal como o seu currículo ou questões a fazer.

2. Não falou sobre as próximas etapas

Você terminou de fazer as questões que tinha e o entrevistador não deu qualquer informação sobre próximas etapas do processo, quando lhe darão a decisão ou o que pode esperar após a entrevista.

Ele pode-se ter esquecido ou não saber, mas também pode significar que provavelmente você não avançará no processo.

3. Não teve oportunidade de fazer perguntas

Se o entrevistador não lhe deu oportunidade de fazer perguntas, não lhe disse algo como “tem alguma questão a fazer”, então isso pode ser um sinal de que ele já tomou a sua decisão.

Se ele lhe deu oportunidade de fazer perguntas, mas deu-lhe respostas curtas ou vagas, também não é um bom sinal.

4. A sua entrevista terminou cedo

Se uma entrevista longa e que ultrapassa o tempo estipulado é bom, então uma entrevista terminada antes do tempo agendado é, normalmente, um mau sinal.

Em contrapartida, eles podem também já se ter decidido que você encaixa perfeitamente no cargo e não sentiram necessidade de prolongar a entrevista.

 

Independentemente de, seguindo estes sinais, tudo apontar a que a entrevista correu mal, há coisas que deve fazer:

  • Pode sentir-se desapontado, não tem mal. No máximo, terá sido uma aprendizagem.
  • Envie na mesma uma nota de agradecimento. Esta é sempre uma jogada inteligente.
  • Reflita sobre a entrevista e anote onde você pode melhorar para estar melhor preparado para futuras entrevistas.

Não se esqueça, pode haver exceções. Só porque se identificou com alguns destes pontos na entrevista, não quer dizer que esteja automaticamente excluído do processo, o melhor é aguardar pela resposta do recrutador.

 

Fonte: The Muse