Terminou uma entrevista de emprego e estava confiante, mas agora, que passou algum tempo fica na dúvida se correu bem e se irá avançar no processo de recrutamento.

É normal, acontece com toda a gente. Começa a pensar nas respostas que deu, os comentários, as expressões faciais, tudo à procura de pistas que lhe levem à resposta se esteve ou não bem.

Embora não obtenha resposta através desses pensamentos, existem sinais que indicam o seu sucesso ou fracasso na entrevista. Com a ajuda do The Muse, nós mostramos-lhe quais.

Mas atenção, estes sinais não são uma garantia de que correu bem, da mesma forma que caso não tenham acontecido no seu caso, não significa que correu mal.

1. A sua entrevista prolongou-se mais do que o esperado

Marcaram-lhe a entrevista para duração de meia hora mas acabou por se prolongar, isso é um bom sinal, provavelmente o entrevistador ficou interessado em si e nas informações que lhe dava.

Se um entrevistado não estiver interessado em si, ele não irá perder mais tempo que o estabelecido consigo.

2. As dicas de linguagem corporal do entrevistador foram positivas

A comunicação não verbal – nomeadamente a linguagem corporal – é algo muito importante e a que pouca gente atenta.

Gestos a que deve estar atento no entrevistador: inclinar-se para a frente quando você fala sobre algo mais cativante, sorri e têm brilho nos olhos.

Numa entrevista por vídeo estes gestos podem ser difíceis de perceber, então fique atento se o entrevistador faz contacto visual frequente com a câmara e se se senta direito em vez de se afundar na cadeira.

3. A conversa fluiu naturalmente

Embora tente manter uma postura numa entrevista, na realidade é uma conversa entre dois humanos. Então, se a conversa fluiu mais como uma discussão natural e não como um interrogatório, é positivo.

Mas, se notou que o seu entrevistador seguiu um planeamento na entrevista, não se preocupe. Algumas empresas exigem que assim seja feita a entrevista.

4. O entrevistador fez-lhe perguntas de acompanhamento

Se o entrevistador estiver interessado ele irá aprofundar as suas respostas com perguntas relacionadas com o que você estiver a dizer.

Se for pressionado a dar detalhes adicionais é um bom sinal. Caso o entrevistador repita a mesma pergunta, tenha atenção, é sinal que não está a dar informações suficientes.

5. É-lhe dado a conhecer outros membros da equipa

O entrevistado convida-o a conhecer outros membros da equipa que não estavam inicialmente programados para a entrevista, é um sinal positivo.

Este cenário pode não ser muito comum, especialmente se for uma entrevista virtual, mas não tome isso como um mau sinal. Aqui, o gerente pode ainda mencionar a intenção de que você conheça outras membros e isso será positivo.

6. O entrevistador “vendeu-o” no trabalho e na empresa

As entrevistas têm dois sentidos: o entrevistador avaliar se você é a pessoa certa para a função e empresa e você angariar informações para ter a certeza que é o local onde gostaria de trabalhar.

Com isto, se o entrevistador está ativamente a dar-lhe opções da empresa, como a divulgar oportunidades de crescimento, vantagens, a cultura da empresa, etc., é um bom sinal para si.

Além disso, preste atenção se lhe perguntam sobre a sua procura de emprego e se estás noutros processos de recrutamento, eles podem estar a avaliar o grau de competitividade.

7. Foi-lhe apresentado um cronograma das próximas etapas

A entrevista é importante, mas é apenas uma etapa do processo de recrutamento. Se o entrevistador lhe der detalhes do cronograma da contratação, isso significa que ele está interessado em si.

Isso é também um sinal que o processo de entrevista da empresa é claro e organizado e que valorizam a transparência para os seus candidatos.

8. Teve uma resposta rápida ao seu e-mail de acompanhamento

Você sabe como é importante enviar uma nota de agradecimento após a entrevista, fez isso e teve uma resposta imediata. Isto é a confirmação de que eles pretendem continuar em contacto consigo.

Melhor que isso, recebeu um e-mail com as próximas etapas antes mesmo de ter sido você a enviar o e-mail, certamente eles ficaram interessados.

 

Teve uma ou mais entrevistas e analisandos estes oito pontos, identificou-os todos, ou quase todos e está confiante que irá avançar para a próxima etapa. Então, há coisas que deve fazer para aproveitar esse impulso:

  • Comemore, você merece ter esse tempo para si!
  • Se não enviou nota de agradecimento antes, faça-o. Sabia que 80% dos recrutadores consideram essa mensagem útil ao avaliar o candidato? Não perca tempo.
  • Faça anotações sobre informações importantes que recebeu na entrevista, bem como coisas que você mencionou. Poderá precisar de usar como lembrete, com o avançar do processo.
  • Até ter a confirmação que passou ao próximo passo, evite pensar que é o melhor. A confiança é boa, mas o excesso pode trazer desilusões.