O tele-trabalho tornou-se algo mais comum nos dias de hoje, então ao começar um novo trabalho remoto deseja impressionar, mas não irá conhecer os seus colegas pessoalmente e isso pode parecer assustador.

Não havendo esse contacto pessoal, que é importante para a criação de relações, os seus truques atuais para impressionar poderão não se aplicar.

Ainda assim, existem estratégias que pode usar para mostrar o seu valor, mesmo em tele-trabalho. Saiba como:

1. Informe-se e use a cultura da empresa

É importante que saiba a cultura da sua nova empresa, então informe-se, ao saber como funciona você consegue adaptar-se melhor e ir ao encontro da organização.

A palavra “cultura” pode ser ambígua, segundo Lawrese Brown, fundador do C-Track Training, pode ter o significado de “o que o torna produtivo e como você constrói relacionamentos”.

Então, para se adaptar à cultura da sua nova empresa, descubra as respostas às seguintes perguntas:

  • Como é que as pessoas partilham ideias na empresa? Compreenda como é que a criatividade acontece no seu local de trabalho e estará mais apto para retratar as suas ideias;
  • Como é que as pessoas fazem questões? Tenha ideia de como é que os seus colegas obtém informação no trabalho, se questionam assim que um gerente solicita algo ou se questionam em reuniões privadas. Isto ajudará a melhorar a sua comunicação na empresa;
  • O que é que as pessoas não farão? Segundo Brown, “parte da cultura é o que as pessoas não fazem”, então observe silêncios e desconfortos, em reuniões de zoom por exemplo, veja se os seus colegas se interrompem, ou quando há grandes pausas.

Preste atenção a estas questões e irá ser mais fácil construir confiança e promover a conexão.

2. Torne as interações menos transacionais

Num ambiente físico, interações pessoais eram comuns e essas são necessárias para a construção de uma ligação com os seus colegas.

Assim, não sendo possível agora que trabalha remotamente, para colmatar esta falta pode agendar videochamadas com pessoas da organização. Falar com um novo colega cara-a-cara é dar cara e voz ao seu nome.

Habitualmente em contexto de trabalho usa o e-mail ou funcionalidade para comunicar (por escrito) e isso será sempre algo mais direto e menos amigável. Então, como novo funcionário a trabalhar remotamente, você precisa de humanizar com os seus colegas.

3. Respeite os limites dos seus colegas

Embora você queira criar uma ligação com todos os seus colegas, tenha em atenção à abertura deles. Alguns podem preferir uma chamada telefónica ou mensagens escritas, ao invés de uma chamada pelo Zoom.

Se algum colega não mostrar muita confiança numa videochamada, dê outras opções para se conhecerem.

Causar uma boa impressão não é apenas uma questão de como realiza as suas obrigações profissionais, é também sobre como você trata as pessoas ao seu redor.

4. Mostre que escuta o que dizem

Abordar um colega com algo como “fiquei entusiasmado com a ideia que deu hoje na reunião, pode-me explicar como surgiu?” é mais apelativo que um simples “Olá, como está?”.

Não tenha pressa em criar laços com toda a gente, não vai querer cair no erro de abordar todos de forma igual e não parecer autêntico.

5. Encontre elos de ligação

Um elo de ligação, numa empresa, é alguém que conhece todas as pessoas que você deve conhecer para ter sucesso. Então, se você criar uma ligação com alguém que pareça conhecer muita gente dentro da empresa, é um bom caminho.

Pode (e deve) perguntar ao seu chefe ou a algum colega quem é que eles consideram que sejam essas pessoas na empresa e criar o seu relacionamento com eles.

 

Se achar que não consegue usar muitos truques para impressionar a sua nova equipa, à distância, lembre-se, se você foi contratado foi por algum motivo.

Já sabe como impressionar no trabalho remoto e provou o seu valor, então aproveite os primeiros meses na empresa para construir relacionamentos.

Fonte: The Muse