É normal ouvir comentários como: “não temos muitas pessoas de cor a candidatarem-se a empregos” ou “adoraria contratar mulheres, mas elas não se candidatam”.

São algumas das “desculpas” facilmente usadas para não contratar pessoas de grupos sub-representados.

Nós vamos-lhe mostrar cinco formas para encontrar e recrutar funcionários e tornar a sua empresa mais diversificada:

Diversifique a sua rede

As suas redes podem ter um impacto negativo na criação de locais de trabalho diversificados e inclusivos, por isso procure ter redes mais diversificadas.

Habitualmente, na hora de recrutar, a procura é inicialmente feita por pessoas que fazem parte das suas redes profissionais, porque as conhecem e confiam nelas.

Depender de orientações é padrão e se isso o levar a uma rede homogénea, resulta apenas na contratação de mais homogeneidade.

Aposte em referências

Recomende pessoas de grupos sub-representados, se tiver um cargo de topo peça também essas recomendações aos funcionários da sua empresa.

Procura outra ideia? Ofereça um bónus por indicação de candidatos de grupos pouco representados ou uma quantia maior se já o tiver em vigor.

Pense na visibilidade

Se na sua empresa já existe algum funcionário, de um grupo sub-representado, que tenha visibilidade externa (blogger, influencer), pense em ações a o para ajudar a aumentar a sua visibilidade.

Aproveite também os funcionários de grupos demográficos pouco representados que seriam bons embaixadores para sua empresa.

Mas atenção, sempre que pedir a um funcionário para assumir um trabalho adicional que beneficiará a sua organização, certifique-se que o reconhece e recompensa por isso.

Saiba o caminho do candidato

Ao contratar recém-formados, muitos recrutadores fazem suposições sobre os candidatos que não frequentaram escolas de renome ou que não tiveram certas experiências.

Não exclua esses candidatos, tente antes entender o seu caminho e o porquê de ter sido assim.

Varie no local onde recruta

Pode conseguir diversidade de candidatos através de um único meio, mas porque não alargar horizontes?

Os seus objetivos de contratação podem ser diversos, então pense em meios diversos também. Opte por conferências, encontros, redes de ex-alunos, entre outros recursos.

 

Fonte: The Muse