Conheça as nossas dicas para organizar a sua procura de emprego, a fim de não deixar nenhuma oportunidade escapar ou perder prazos importantes.

Na era tecnológica em que vivemos, pode enviar a sua candidatura a diversas vagas em simultâneo numa questão de minutos. No entanto, se estiver diariamente a enviar currículos, cartas de apresentação, a ver os emails e a responder aos emails, é possível que acabe sobrecarregado.

É menos stressante anotar as vagas a que se candidatou, as empresas que responderam e ir riscando aquelas onde foi rejeitado. Por isso, apresentamos neste artigo as quatro dicas essenciais para organizar a sua procura de emprego.

Dicas para organizar procura de emprego

1. Acompanhe as suas candidaturas

Um dos melhores conselhos que lhe podemos dar é criar uma ficha – excel, por exemplo – para poder anotar as vagas a que se candidatou, os emails e respostas.

Pode acrescentar todo o tipo de informação que acha necessário, mas o importante é guardar essa informação para pode acompanhar que empresas ainda não responderam ou à quanto tempo está à espera de uma resposta.

2. Aponte as informações

Uma das piores coisas que lhe podem acontecer é esquecer-se de algo que disse ou que prometeu, relacionado com a procura de emprego ou entrevista. Se comprometeu-se a enviar referências e depois se esquece, isso pode prejudicar a sua imagem e tirá-lo da competição.

Portanto, utilize qualquer método que puder para saber o que acordou com as empresas. Tire notas durante a entrevista, deixe lembretes para não se esquecer do prometido. Crie pastas no email e guarde toda a correspondência que trocou com a empresa. E guarde cópias dos seus documentos, caso lhe voltem a pedir mais tarde.

3. Não repita candidaturas

Além das dicas anteriores, lembre-se das empresas a quem já enviou a sua candidatura, para não voltar a enviar o seu currículo para os mesmos cargos. Com a grande variedade de portais de emprego disponíveis, é provável que encontre a mesma oferta em dez portais diferentes.

Quando uma empresa lhe pede informação adicional, certifique-se que realmente enviou essa informação e a data em que o fez. Dessa forma, se for questionado durante a entrevista, pode confirmar ao recrutador a data em que enviou essa informação.

4. Esteja preparado na entrevista

O último passo para organizar a sua procura de emprego, e eventualmente conseguir uma entrevista, é guardar toda a documentação numa pasta. Durante a entrevista, podem lhe ser pedidas informações adicionais, por isso, se as tiver preparadas no momento, é garantido que vai passar uma boa imagem ao recrutador.

Assim sendo, crie um método de acompanhamento que se enquadre no seu estilo e mantenha-o até conseguir o emprego. E, mantenha todo este processo guardado, caso tenha que voltar a procurar emprego no futuro.

 

Fonte: Live Career

 

Saiba Mais:

Está atualmente desempregado? Conheça aqui as dicas que o vão ajudar a encontrar emprego em Portugal.

Fique também a par das nossas dicas inteligentes para encontrar emprego e coloque-as em prática para não deixar escapar a sua oportunidade ideal.

Além disso, aproveite a oportunidade e conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.