crumpled-paper

O currículo é uma ferramenta bastante importante para obter sucesso na sua procura de emprego. Isto já não é novidade.

No entanto, os recrutadores continuam a queixar-se da qualidade de alguns currículos que lhes chegam às mãos.

Num artigo do The Muse, são descritos 4 tipos de currículos que frequentemente são enviados aos recrutadores e que os deixam com “os cabelos em pé”!

Também em Portugal, estes são os erros que ainda se cometem e que fazem com que um candidato seja excluído, perdendo a oportunidade de ser chamado para uma entrevista.

Verifique as seguintes falhas e rectifique o seu currículo agora, se necessário!

  1. O CV extremamente exagerado

Dizer que foi o fundador de uma empresa no seu currículo, pode impressionar positivamente o recrutador, mas também pode levantar uma bandeira vermelha, dependendo do contexto.

Por exemplo, se você criou uma empresa que apenas teve como “clientes” os seus amigos e familiares, pode não ser bom colocar este tipo de informação. Vai ser difícil e constrangedor explicar isto numa entrevista, caso lhe seja perguntado que tipo de clientes tinha a sua empresa.

Mentir ou exagerar no currículo não leva os candidatos muito longe. Se alguma coisa for suspeita no seu currículo, a pessoa que está a analisá-lo vai começar a duvidar também da veracidade do resto das suas aptidões. E mesmo que consiga o trabalho, a mentira vai persegui-lo e eventualmente, um dia, vai acabar por ser descoberta.

Em suma, não minta no seu currículo.

  1. O CV com texto centrado

O texto deve estar alinhado à esquerda para que os olhos do recrutador não se dispersem.

Um currículo com o texto foi centrado torna-se confuso e pode até irritar o recrutador.

Não importa se o design ou os efeitos artísticos do seu currículo são bons se ele não é de fácil leitura e se quem o vai ler não tiver uma experiência agradável.

Aqui tem 12 dicas para tornar o seu CV mais fácil de ler.

  1. O CV pessoal

Não inclua no seu currículo informações pessoais, como a sua foto se não for pedida, a sua orientação sexual, o seu estado civil, ou suas convicções religiosas. Não é necessário, não vai contribuir em nada e vai distrair o recrutador.

Mantenha o seu currículo profissional. Descarte pormenores irrelevantes para a função.

  1. O CV de 5 páginas

Não faça um currículo com mais de uma página, duas páginas no máximo. Muito frequentemente as pessoas com menos experiência quebram esta regra.

Os recrutadores queixam-se bastante deste facto, que acontece principalmente com jovens de 18 anos que apresentam currículos de cinco páginas!

Adicionar mais páginas ao seu currículo não vai fazer com que pareça mais qualificado. Na verdade, é exatamente o oposto. Normalmente isso revela que não tem a preparação necessária.

 

Resumindo, todos estes currículos vão despertar a atenção, mas pelas razões erradas. Não é esta a primeira impressão que deve criar para conseguir ser chamado para uma entrevista. Não tenha um destes currículos!

Veja como ter um curriculum vitae 5 estrelas!