Não deixe de procurar emprego na época de festas só porque há pessoas e empresas que estão de férias nesta altura! Veja aqui algumas dicas para o fazer de forma produtiva.

Aliás, já pensou que procurar emprego na época de festas pode-lhe dar um posição privilegiada logo no início do ano, quando as empresas retomam a atividade?

Saiba então as 5 formas produtivas para não adiar a conquista de uma nova oportunidade:

1. Tire notas sobre o emprego

Leia com atenção as descrições das ofertas de emprego, preste atenção aos requisitos e responsabilidades.

Com esta informação pode preparar o seu currículo e carta de apresentação, adaptados à oferta.

Além disso, pode ajudá-lo a perceber se tem alguma lacuna na sua formação, por exemplo, se as ofertas do seu interesse pedem formação em Photoshop e você não tem, talvez seja boa ideia apostar nisso.

Veja aqui as ofertas de emprego disponíveis

2. Atualize o seu currículo

Isto não é nenhuma novidade, mas há uma razão para ser repetido: o currículo é realmente importante!

Já sabe que esta é a primeira impressão que os recrutadores têm de si. Então, não se esqueça de apresentar e explicar as suas experiência de trabalho mais importantes.

3. Crie uma lista de potenciais contactos (e prepare emails)

É verdade que nesta altura pode não ser fácil criar ligação com novos contactos que o podem ajudar a encontrar emprego. Mas, pode criar uma lista de potenciais contactos.

Isto é, faça uma pesquisa e anote o contacto de pessoas com quem gostaria de falar. Além disso, prepare os emails e deixe em rascunho, para enviar mais tarde.

Leia também: Como se candidatar a oportunidades de emprego via email

4. Trabalhe a sua presença nas redes sociais

Dezembro é uma época fantástica para limpar e polir as suas contas de redes sociais. Ou seja, excluir qualquer coisa que o possa envergonhar e ativar as configurações de privacidade se necessário.

Cada vez mais recrutadores procuram os candidatos nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, Twitter e acima de tudo LinkedIn.

O LinkedIn é a maior rede profissional, sabe como destacar o seu perfil? Veja aqui 10 dicas.

5. Certifique-se que as suas referências estão em ordem

Nada pior do que chegar a um ponto avançado de uma entrevista e as suas referências ou não quererem sê-lo ou não terem coisas boas a dizer.

Portanto, em primeiro lugar é importante que tenha uma lista de pessoas que pode indicar para dar referências suas e, em segundo lugar, saber se essas pessoas o podem fazer e se têm uma boa opinião do seu trabalho.

 

Então, já acha que procurar emprego nas épocas festivas não é tempo perdido? Quando chegar a Janeiro estará capaz de pôr em prática as suas candidaturas.

Fonte: The Muse