Está à procura de um emprego de verão? Existem muitas abordagens e recursos para apoiar a sua pesquisa, conheça-os aqui.

Alguns empregadores recrutam para cargos de verão com alguma antecedência, mas também há aqueles que contratam mais tarde.

Lembre-se de que as datas de início de recrutamento para empregos de verão podem ser no início de maio ou julho, ou em qualquer período intermediário.

Veja algumas estratégias para a eficácia na procura de um emprego de verão:

1. Ligue-se diretamente aos empregadores que lhe interessam

Se entrar em contacto com os empregadores que lhe interessam, mesmo não havendo ofertas de emprego publicadas, estará a aceder ao “mercado de trabalho oculto”.

Isto pode-lhe trazer vantagens, pois muitos empregadores preferem recrutar a partir da sua rede, a partir de referências e ver currículos já arquivados.

Ao entrar em contato diretamente com os empregadores, pode demonstrar que está interessado na empresa, perguntar sobre as oportunidades e entregar o seu currículo.

2. Pesquise num portal de empregos

Pesquisar ofertas e empresas em portais de emprego pode ajudá-lo.

No Alerta Emprego pode encontrar ofertas de emprego de diversas empresas. Pode fazer a sua pesquisa filtrando por área, função, localização, entre outros.

3. Inscreva-se em estágios

Se ainda estiver a estudar e quer utilizar o tempo livre no verão para começar a ganhar experiência na sua área, então procure por estágios.

Muitas empresas, no verão, criam programas de estágios com uma duração de até 3 meses, por exemplo.

Se não encontrar ofertas de emprego/estágio, pode mesmo contactar diretamente as empresas que lhe interessem e questionar se estariam recetivos à realização de um estágio ou se têm formações.

4. Use os portais de emprego procurando por setores específicos

Como referimos anteriormente, no Alerta Emprego pode fazer a sua pesquisar utilizando filtros.

Então, se pesquisar pela área ou função que lhe interesse, será mais fácil fazer uma triagem dos empregos disponíveis.

5. Participe em feiras de emprego e sessões de informação

Alguns empregadores gostam de recrutar para cargos de verão em feiras de emprego ou promover suas oportunidades em sessões de informação.

Nas sessões de informação, por norma as empresas compartilham detalhes sobre o seu processo de recrutamento e oportunidades futuras.

Já conhece o Job Summit? A maior feira virtual de emprego, onde pode falar com dezenas de empresas em tempo real e encontrar ofertas de emprego para diversas áreas.

6. Considere o voluntariado

O trabalho voluntário é uma excelente forma de desenvolver habilidades relacionadas à sua carreira e ainda ajudar a comunidade.

Por exemplo, se está interessado ou a estudar para uma carreira em aconselhamento de saúde mental, considere ser voluntário em organizações dentro dessa área.

Ou por exemplo, se a sua carreira for em desenvolvimento web, pode considerar ser voluntário em organizações sem fins lucrativos que precisem de suporte com o seu site.

Além disso, o voluntariado pode ser também uma ponte para um emprego remunerado numa organização.

 

A procura de emprego pode ser um processo demorado e difícil quando não se tem experiência, até mesmo se estiver a considerar um trabalho não remunerado.

Mas não desista da sua procura por um emprego de verão, acima de tudo, o seu objetivo deve ser adquirir habilidades.

Fonte: UM