Conheça 7 habilidades de entrevista que podem fazer uma grande diferença na forma como seus entrevistadores o conhecem.
A entrevista de emprego envolve todo um conjunto de habilidades que podem ser completamente diferentes das habilidades necessárias para o emprego.
E, mesmo que ache que não é bom em entrevistas, é possível adquirir e aprimorar habilidades de entrevista, veja como.
1.Pesquisar
Pesquisar sobre uma empresa antes de uma entrevista faz uma grande diferença no quão bem preparado vai estar. Principalmente para responder à questão: “Porque está interessado na nossa empresa?”.
Então, o primeiro passo é fazer uma pesquisa online rápida e ler sobre a empresa e o segundo passo é descobrir o que torna a empresa especial.
Depois disso, pesquise sobre a experiência dos entrevistadores (se souber quem são), pode procurar esta informação no LinkedIn.
Por fim, leia um pouco sobre as empresas concorrentes para ver que desafios podem ser enfrentados e pense no que podia trazer para ajudar a empresa a enfrentá-los.
Toda esta preparação não só o ajudará a explicar por que está tão entusiasmado com a função, mas também permitirá mostrar que sabe sobre a empresa.
2. Conversa fiada
Aquela conversa casual que tem logo após conhecer alguém ou enquanto está a ser acompanhado para a entrevista – pode parecer sem importância, mas não é.
O objetivo da conversa fiada não é realmente se destacar, é mais fazer com que a outra pessoa se sinta mais confortável a conversas consigo.
Mesmo que pareça um pouco estranho, pratique a sua conversa fiada sempre que tiver oportunidade.
3. Narrativa
Um bom ponto de partida ao preparar a sua narrativa para uma entrevista é descobrir quais pontos principais – experiências pessoais, habilidades ou qualidades – que deseja transmitir ao entrevistador, para lhe mostrar que é a pessoa certa para o trabalho.
Depois, procure oportunidades para unir esses pontos de forma coesa e encontre histórias de apoio na sua experiência de trabalho.
Ligar a história da sua carreira ao emprego para o qual se está a candidatar, cria uma narrativa maior, e o objetivo é mesmo esse.
4. Escuta ativa
A escuta ativa procura ir além da escuta do conteúdo, foca na intenção e nos sentimentos de quem fala.
Com a escuta ativa, pode verificar quais os pontos mais importantes para o entrevistador e se a conversa está a correr bem.
Uma forma de mostrar que está envolvido na conversa é parafrasear ou reformular a pergunta que lhe foi feita. Isso mostra que entendeu bem a pergunta e dá-lhe tempo para pensar na resposta.
5. Comunicação não verbal
A comunicação não verbal anda de mãos dadas com a escuta ativa. Procurar e oferecer pistas não-verbais é uma parte fundamental da escuta ativa.
Assim, na entrevista certifique-se de manter contato visual, rir e sorrir e assentir com a cabeça enquanto o entrevistador fala.
Além de estar atento à sua própria linguagem corporal, preste atenção à do entrevistador. Com isto, pode descobrir informações adicionais, como o que mais os preocupa no trabalho.
6. Empatia
A empatia é uma peça central da “inteligência emocional” que envolve colocar-se no lugar dos outros, tentar compreender como eles se sentem e responder generosa e graciosamente.
Numa entrevista, em vez de pensar apenas no que você ganharia com esse trabalho, considere o que pode oferecer à empresa.
Ao demonstrar empatia ou mostrar que entende a situação deles, pode mostrar melhor como resolveria um problema e falaria diretamente sobre as necessidades da empresa.
7. Fale com confiança
A habilidade final que une todas as outras habilidades de entrevista é simplesmente falar com confiança.
O objetivo é que o entrevistador se sinta confiante nas suas habilidades e isso começa pela forma como você fala.
O nervosismo pode dominar qualquer pessoa, por isso pode ter dificuldade em transmitir confiança. Então, uma boa ajude é tentar falar num ritmo mais calmo.
O ideal é praticar as suas habilidades de entrevista antes da mesma acontecer, peça ajuda a amigos ou até a um coach, para que esteja bem preparado.
Veja as ofertas de emprego em aberto no nosso site e candidate-se.
Fonte: The Muse