Questionar o recrutador durante a sua entrevista de emprego não só o destaca de um modo positivo, como também o ajuda a saber para além do que esperava (durante a entrevista e antes de proclamar o cargo).

Se acredita que os nervos não vão deixá-lo assumir essa posição ou não tem ideia do que deve perguntar, siga estes conselhos, ou mais propriamente perguntes estas questões ao seu recrutador.

1. Se o candidato ideal entrasse por aquela porta, que pontos fortes, competências ou experiência é que teria?

Deve estar a pensar por que razão é que faria uma questão destas e potencialmente salientar o quanto desadequado é para este cargo. Isto porque não existe o candidato ideal. Eles podem desejar o que quiserem, mas é muito provável que não o conseguirão.

Esta questão pode beneficiá-lo ao ouvir o que é importante para o recrutador, e a partir daí pode conversar sobre esses detalhes através das suas próprias experiências.

2. A última pessoa que exerceu este cargo teve sucesso? Porquê ou porque não?

Ter conhecimento da história sobre o que se passou com o anterior trabalhador neste cargo é importante. Primeiro, permite conceber melhores respostas para as questões do recrutador. Se a última pessoa não teve sucesso, pode então demonstrar o que faria diferente.

Caso seja o contrário, e a pessoa até tenha sido promovida, fica a saber o que fazer para ter sucesso. Segundo, pode ficar a saber pequenos detalhes que o ajudarão a determinar se realmente quer este cargo ou não.

3. Como é o dia-a-dia neste cargo?

A resposta do recrutador a esta questão vai-lhe permitir determinar as tarefas de cada dia assim como a cultura da empresa. Será esta empresa um ambiente onde poderá alcançar sucesso?

4. Quais serão os maiores desafios para a pessoa que exercerá o cargo?

Assim que eles responderem e lhe falarem sobre os maiores desafios, saberá exatamente que histórias e situações partilhar onde enfrentou e conquistou desafios semelhantes. Isto demonstrará que é adequado para o cargo.

5. Com base nesta conversa, consegue-me ver a exercer este cargo com sucesso?

Esta questão deve ser dirigida para o fim da entrevista, quando a conversa começa a assentar. Se a resposta é sim, fica a saber que assim que sair da entrevista, o recrutador estará mais inclinado para a sua contratação.

Se a resposta é não, poderá tentar saber o que o está a deixar reticente e tentar clarificar o problema e salvar a sua oportunidade.

6. Existe alguma razão para não me contratar?

Se não conseguir perguntar a questão Nº5, então tem de perguntar esta. Tem de saber, antes de sair, se o recrutador está com dúvidas sobre a sua capacidade em exercer o cargo.

Se sair com essas dúvidas por resolver, acredite que não ficará com o cargo. Pode ser assustador perguntar isto, mas é sempre melhor saber se existe algo que poderá dizer para solidificar o seu potencial.

7. Qual é o próximo passo neste processo?

Nunca, mas nunca saia da entrevista sem saber qual o próximo passo. O recrutador espera que o questione sobre isso. Se não o fizer, o recrutador pode concluir que não está assim tão interessado neste emprego.

Por isso, pergunte para demonstrar que está realmente interessado neste cargo e para ter alguma paz de alma sobre o que está para vir.

 

Fonte: Work It Daily