candidato

Curioso sobre o que leva os recrutadores a decidir quais os candidatos ideais? As seguintes razões dar-lhe-ão uma enorme vantagem no mercado de trabalho e podem garantir-lhe o seu próximo emprego.

 

1. O Curriculum Vitae do candidato é muito bom

O CV é o primeiro contacto que tem com a empresa. Por esse motivo, deve esforçar-se por se destacar dos demais candidatos. Utilize um template cuidado, escreva informações pertinentes e personalize a sua candidatura à empresa à qual se vai contratar.

2. A presença online do candidato é positiva

As redes sociais e o networking tornaram-se os métodos de comunicação preferidos. Por este motivo, é importante que adapte os seus perfis à procura de emprego. Actualize as informações e retire quaisquer conteúdos que possam danificar a sua candidatura. Afirme-se como especialista na sua área de trabalho: escreva artigos para blogs, coloque conteúdo relevante nas redes sociais e peça recomendações de colegas e professores no LinkedIn. Construa a sua “marca pessoal” através da internet e terá maiores probabilidades de receber uma oferta de emprego.

3. O candidato tem as competências desejadas 

Num mercado de trabalho competitivo como aquele em que vivemos, nota-se que as empresas procuram candidatos com  competências bastante específicas. Identifique qual a sua competência mais rara para a poder utilizar como vantagem. Procure anúncios de emprego para profissionais com o seu perfil. Essa empresa estará mais inclinada para o contratar, pois preenche uma necessidade que têm.

4.O candidato é polivalente

Os recrutadores procuram pessoas prontas para trabalhar em vários projectos, departamentos e níveis hierárquicos. Deve mostrar-se disponível para subir na carreira profissional e trabalhar afincadamente para o merecer. A sua experiência e perfil profissional também são factores decisivos no processo de recrutamento.

5. O candidato é simpático e constrói facilmente relações inter-pessoais

Funcionários felizes são mais produtivos e têm menos probabilidades de se despedir. Por isso, os recrutadores dão prioridade  aos candidatos que vão ajudar construir uma equipa unida e bem-disposta. Esforce-se por mostrar a sua personalidade na entrevista de emprego – faça com que o recrutador tenha vontade de trabalhar consigo.

6. A empresa beneficiará financeiramente com a contratação

O objectivo de uma empresa é sempre ganhar dinheiro. Por isso, o recrutador contratará um candidato se souber que este o ajudará a poupar ou aumentar os lucros. Uma boa forme de se distinguir dos demais profissionais é apresentar exemplos concretos da forma como ajudou a sua empresa anterior. Pode dizer, por exemplo “aumentei o volume de Vendas da loja em 5%”. Também pode referir o que melhoraria se estivesse na empresa, e como planeia fazê-lo. Desta forma, está a mostrar o seu valor desde a entrevista (ou carta de apresentação).

7. O candidato tem uma atitude positiva

Os recrutadores procuram candidatos entusiasmados e que tragam alegria para o local de trabalho. Utilize a sua boa disposição como trunfo, especialmente se não tem muita experiência profissional. Na entrevista de emprego, mostre o seu carisma e bom-humor para deixar uma boa impressão junto do entrevistador. Mantenha estas características mesmo depois de ser contratado.

 

Fonte: The Undercover Recruiter