Dados revelados pelo Instituto Nacional de EstatÃstica (INE) mostram que 78,1 pessoas encontraram emprego no terceiro trimestre deste ano.
Por outro lado, 53,9% (160,9 mil) pessoas que estavam desempregadas no segundo trimestre permaneceram nesse estado no trimestre seguinte.
Considerando por sexo, o INE estima que “quase um em cada três homens desempregados (29,6%; 42,7 mil) e quase uma em cada quatro mulheres desempregadas (22,9%; 35,4 mil) no terceiro trimestre de 2022 transitaram para o emprego”.
Além disso, foram mais os desempregados de curta duração que encontraram trabalho (32,6%) do que os de longa duração (19,9%).
Entre os que estavam desempregados no segundo trimestre, cerca de 20% deles transitou ainda para a inatividade. Isto inclui pessoas que não procuram trabalho, inativos que procuram mas que não estão disponÃveis para trabalhar e os restantes inativos.
Trabalhadores empregados
O INE revela ainda que, do segundo para o terceiro trimestre, o total de trabalhadores por conta de outrem que tinham um contrato de trabalho com termo ou outro tipo, 19,3% (129,2 mil) passaram a ter um contrato sem termo.
Já entre os trabalhadores em part-time, quase um quarto (24,1%; 94,2 mil pessoas) passou a trabalhar a tempo completo no terceiro trimestre deste ano.
Fonte: ECO
E você, ainda anda à procura de emprego? Veja aqui as vagas em aberto e candidate-se!