Com uma população mais envelhecida e o aumento da idade da reforma, as pessoas terão de trabalhar até mais tarde. Então, esteja preparado para a sua entrevista de emprego depois dos 50 anos.

Será preciso cada vez mais que os candidatos (especialmente os mais velhos) mostrem todo o seu potencial às organizações, no momento da entrevista.

Conheça aqui 8 dicas para uma entrevista de emprego depois dos 50 anos:

1. Ser conciso e eficaz

O mais provável é que os trabalhadores mais velhos tenham muitas experiências a discutir em entrevista.

O entrevistador colocará perguntas para avaliar o comportamento do candidato no passado e como lidou com situações que enfrentou. Estas servem para comprovar competências, como resolução de problemas, resiliência, à vontade para falar em público, trabalho em equipa, empatia, etc.

A chave é responder a estas questões comportamentais com a técnica STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) de forma ajustada e clara.

É preciso lembrar que o tempo de atenção humana é muito mais curto nos dias de hoje, portanto convém ser conciso e eficaz nas suas respostas.

2. Ser confiante e humilde

A idade e a experiência dos trabalhadores mais velhos trazem conhecimentos e uma nova perspetiva, e é preciso tirar daí a confiança.

No entanto, a humildade também pode ajudar. Reconheça que da mesma forma que pode dar muito a uma nova empresa, também pode aprender mais.

3. Preparar-se para a entrevista virtual

São cada vez mais as empresas que realizam entrevistas por vídeo.

Então, familiarize-se com a plataforma e teste-a antecipadamente, para se certificar de que tudo está configurado corretamente.

4. Não tenha receio de falar dos seus conhecimentos de Tecnologia

Para as gerações mais jovens, a Tecnologia é algo nativo, mas as restantes gerações nem sempre estão à vontade neste campo.

Assim, se tem poucos conhecimentos da área, procure oportunidades durante a entrevista para mencionar como se tem mantido a par das últimas tecnologias na sua área profissional.

Mas se domina as ferramentas e plataformas atuais, explique como as aproveitou para resolver problemas ou criar resultados no seu último trabalho.

5. Defenda as suas redes sociais (ou falta delas)

Hoje em dia, a primeira impressão que o entrevistador terá de si será mais rapidamente o seu perfil no LinkedIn, em vez do currículo.

Caso não tenha perfil nesta plataforma, o entrevistador irá questioná-lo acerca disso.

Então, antes da entrevista, peça a alguém de confiança para o ajudar a ter a certeza de que tem um perfil bem pensado e bem-apresentado no LinkedIn.

6. Foque-se no presente

O candidato deve ter capacidade para trabalhar em equipa. As organizações valorizam muito as competências pessoais dos candidatos, a sua capacidade de trabalhar e motivar os colegas.

Assim, mostre que pesquisou e que conhece a empresa e os seus valores, alinhando aos seus valores pessoais e profissionais.

7. Não exagere na sua experiência

Concentre-se em vender as suas realizações relevantes, ao invés de dizer “já lá estive, já o fiz”.

O entrevistador não precisa de saber tudo o que fez ou é capaz de fazer, na sua maioria, eles preocupam-se com o que fez recentemente que se relaciona com a posição a que se candidata.

Selecione cuidadosamente as peças-chave da sua formação que demonstrem as suas qualificações.

8. Remova a barreira etária

Se tem mais de 50 anos e se está a candidatar a uma empresa “jovem”, mude a sua abordagem. Mostre que se adapta às mudanças no ambiente de trabalho.

Os recrutadores tendem a hesitar na contratação de trabalhadores mais velhos, seja por necessidades salariais mais elevadas ou porque pela possibilidade de reforma antecipada, então prepare-se para esta questão ser abordada.

Não tenha medo de ser pró-ativo durante a entrevista para assegurar que não sejam feitas suposições sobre a sua candidatura.

 

Num Mundo cada vez mais envelhecido, ter uma entrevista de emprego depois dos 50 anos pode ser algo que se torne cada vez mais natural.

Coloque de parte o estereótipo (tanta vez usado) da idade e não deixa escapar as oportunidade de emprego que lhe interessem, veja aqui algumas!

Fonte: Impulso Positivo