Comemorar as vitórias e identificar os fracassos e desafios com a sua equipa, são parte do crescimento da mesma.
É importante saber porque o deve fazer e como, e nós ajudamos, com o apoio do Trello:
Porque deve comemorar o sucesso com a equipa?
Comemorar as vitórias eleva o ânimo da equipa e ajuda a identificar o que está a funcionar e o que as pessoas devem continuar a fazer.
Identificar fracassos é igualmente importante, mas pelo motivo oposto. Irá permitir que as equipas identifiquem o que não está a funcionar e façam mudanças para melhorar.
Como comemorar o sucesso com a equipa?
1. Crie um espaço para feedback
Vitórias e fracassos são tipos de feedback. Não pode comemorar as conquistas e perdas com a sua equipa se ela não sentir segurança psicológica.
Ou seja, os funcionários têm de se sentir confortáveis para que se permitam a arriscar e errar sem medo de punição, humilhação ou exclusão.
Existem formas de criar essa segurança dentro da equipa:
- Peça feedback e aceite-o: se quiser que a sua equipa se sinta segura para dar feedback, dê o exemplo. Peça feedbacks e aceite-os de bom grado, mesmo que seja difícil.
- Não culpe ninguém: se algo estiver errado na sua equipa não use isso para apontar o dedo a alguém, use esses erros como oportunidades de aprendizagem e passe isso à sua equipa.
- Identifique ameaças à segurança psicológica e resolva-as: basta uma pessoa para criar um ambiente hostil e inseguro na equipa. Se tiver alguém assim na sua equipa, resolva rapidamente.
2. Inclua as comemorações regularmente na agenda
Certifique-se de que define um tempo para as comemorações, semanalmente, por exemplo. Agende reuniões mais frequentes, dê palavras de incentivo à equipa e identifique áreas a melhorar.
3. Tenha orgulho nas metas atingidas e comemore-as publicamente
Já comemora com a sua equipa, então agora estenda-a ao resto da organização. Isto dará à sua equipa a oportunidade de brilhar perante os colegas de outras equipas, levando a mais ânimo e reconhecimento.
4. Ouça as necessidades da sua equipa
Resolver os fracassos é ouvir quais são os desafios que a equipa está a enfrentar e assim encontrar forma de solucionar os obstáculo que impeçam o sucesso.
O ponto importante é, não focar no que a equipa fez de errado, mas sim entender o que precisa para um bom desempenho.
5. Dê autonomia à sua equipa para implementar mudanças
Quando definir mudanças para corrigir problemas na equipa, dê-lhes também autonomia para as realizar. Isto levará ao crescimento da equipa.