4 Técnicas que deve implementar para motivar a sua equipa

Técnicas para motivar a equipaA produtividade de um colaborador provém em grande parte da sua motivação. Por isso, conheça e implemente estas técnicas para motivar a sua equipa.

Constituir uma equipa e cultivar uma cultura organizacional produtiva e bem-sucedida está dependente de várias características. Inesperadamente, a posição que o colaborador ocupa na empresa é, na verdade, um dos fatores menos importante em equipas de sucesso.

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, a colaboração tende a reduzir em duas situações específicas:

  • quando o tamanho da equipa é superior a 20 pessoas
  • quando e equipa, mesmo com 20 pessoas, está espalhada em lugares diferentes com horários diferentes

À medida que as equipas se tornam mais complexas, ficam menos à vontade para partilhar conhecimentos, aprender uns com os outros, e finalmente…deixam de colaborar entre elas.

Estas características, que começam a desaparecer, são as características necessárias para o bem-estar de uma equipa e da sua capacidade de ser produtiva.

Assim sendo, partilhamos hoje as quatro técnicas que deve implementar para motivar a sua equipa, e posteriormente solidificar e/ou aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

1. Alinhamento dos objetivos e clareza das funções

Independentemente da estrutura da sua empresa ou equipa, é da responsabilidade da gerência a definição de metas e garantir que as equipas as alcançam.

Em termos práticos, isto significa que a empresa deve comunicar os problemas que precisam de ser resolvidos e quais os resultados esperados. Por outro lado, as equipas são motivadas a descobrir o caminho do problema para a solução, a fim de alcançar os objetivos delineados.

Por isso, é essencial definir metas, esclarecer as funções de cada colaborador, comunicar as expetativas e deixar o caminho desimpedido para que a equipa possa fazer o seu melhor.

2. Visão orientada para a solução

O processo para atingir coletivamente as metas e objetivos traçados depende de como a equipa aborda os resultados. O conceito da visão orientada para a solução é simples: todos devem ser encorajados a ver oportunidades e não obstáculos.

No entanto, a equipa deve analisar os riscos de qualquer decisão. O objetivo desta visão é que toda a equipa compreenda o valor e a eficácia na partilha de conhecimento e no trabalho conjunto para alcançar os objetivos comuns. Sem nunca deixar a negatividade atrapalhar o raciocínio.

Esta abordagem depende da segurança psicológica da equipa e da cultura empresarial. As soluções podem ser difíceis de identificar e executar, por isso, as equipas devem ter a confiança e o apoio necessário para assumir riscos inteligentes, sem medo de castigo e constrangimento.

3. Oferecer apoio

O apoio necessário para se ter uma equipa de sucesso depende de dois elementos – do gerente ou líder e da própria equipa.

Equipas interligadas entre si têm líderes que estabelecem expetativas e metas clara, ajudam a equipa a crescer e a prosperar. Além disso incentivam a troca de ideas e minimizam as questões interpessoais.

Por isso, os membros da equipa acabam por se apoiar para resolver desafios, superar obstáculos e para torcer pelo sucesso uns dos outros.

4. Promover a confiança e o sentimento de pertença

Segundo uma pesquisa da Global Human Capital Trends de 2020 da Deloitte, os colaboradores que se sentem integrados na sua equipa mostram-se mais confortáveis no trabalho, mais conectados com os seus colegas e capazes de contribuir mais significativamente para a empresa.

As empresas que estabelecem este tipo de cultura, baseada na confiança e na inclusão, estão:

  • duas vezes mais propensas a atingir ou exceder as suas metas financeiras
  • três vezes mais propensas a ter um melhor desempenho
  • seis vezes mais propensas a serem mais inovadoras e ágeis
  • oito vezes mais propensas a alcançar melhores resultados comerciais

Além disso, a pesquisa da Deloitte mostra que as organizações mais eficazes e inclusivas criaram um sentimento de pertença em torno do conforto, da conexão e da contribuição, de forma a garantir que:

  • os trabalhadores sintam que as suas opiniões são respeitadas e valorizadas
  • a cultura da equipa e da empresa incentive todos a serem autênticos, a partilhar as suas perspetivas e a alinharem o seu propósito ao da equipa e da empresa
  • os trabalhadores recebam incentivos e feedback claro para mostrar como o seu trabalho contribui para os objetivos da empresa

 

Fonte: Trello

 

Saiba Mais:

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A comunicação é um ponto-chave para o seu sucesso e dos seus colaboradores. Conheça neste artigo quatro formas de comunicação para gerir as suas equipas de trabalho.

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