Conheça as nossas dicas para causar uma boa impressão no local de trabalho. Este é um dos aspetos mais importantes numa empresa, principalmente pelos diversos benefícios que provém deste comportamento. Fique a par dos nossos conselhos neste artigo.

Nunca deve menosprezar a importância de causar uma boa impressão, especialmente no local de trabalho. Conheça as dicas que o vão ajudar a ser bem-sucedido.

Quando os seus colegas e os seus superiores perceberem que podem contar consigo para realizar um bom trabalho, muito provavelmente vai adquirir mais responsabilidades. O que pode levar a promoções e aumentos salariais.

Dicas para causar uma boa impressão no trabalho

É com esse objetivo que partilhamos hoje consigo 8 dicas infalíveis para causar uma boa impressão no seu trabalho.

1. Utilize uma linguagem apropriada

Utilize uma linguagem apropriada vai ajudá-lo a causar uma boa impressão no seu superior. Pode parecer simples, até perceber que muitas pessoas esquecem as boas maneiras.

Por exemplo, se estiver autorizado a utilizar o seu telemóvel no trabalho, certifique-se que esta não se torna numa distração. Também existe uma grande diferença entre emails profissionais e pessoais.

Ou por exemplo, quando estiver num jantar com os seus colegas e/ou superior, deve garantir que está no seu melhor comportamento.

2. Assuma os seus erros

Ninguém gosta de cometer erros, mas vai chegar uma altura em que os irá cometer. Esperemos que não, mas até podem ser dos grandes. Por isso, nestas alturas o que deve fazer?

Assumir o que aconteceu! A forma como lidar com a situação vai influenciar mais a opinião do seu chefe sobre si, do que sobre o próprio erro que cometeu.

Portanto, não ignore o seu erro ou tente colocar as culpas noutra pessoa. Em vez disso, assuma as suas responsabilidade e tente encontrar uma solução. Ainda que o seu chefe possa fica desapontado, vai pelo menos reconhecer que responde ao sucedido da melhor forma.

3. Peça um dia de doença quando realmente precisa

Acredita mesmo que vir para o local de trabalho doente, em vez de ficar em casa, vai mesmo impressionar o seu superior? Está enganado. Um chefe razoável sabe que um profissional doente não é apenas pouco produtivo como também também pode espalhar os germes no escritório.

Se está com febre ou acredita que a sua doença possa ser contagiosa, peça o dia. Quando voltar pode pegar no que ficou para trás, ou se conseguir, faça algumas tarefas em casa, se o seu chefe o permitir.

4. Supere uma crise

Quando uma crise inesperada atinge o local de trabalho, qual será o colaborador que causará uma melhor impressão? Aquele que entra em pânico e não consegue reagir, ou aquele que tenta de imediato compreender a situação e a melhor forma de a resolver?

Portanto, é essencial aprender a lidar com crises no local de trabalho de forma rápida e eficiente. Uma boa forma de o fazer é imaginar diferentes cenários e criar planos para reagir a cada um. Depois, se o inesperado alguma vez acontecer, estará preparado para lidar com a situação.

5. Evite tópicos controversos

Os chefes costumam apreciar mais quando o seu local de trabalho está mais calmo. E quem é que os pode culpar? Quando os colaboradores trabalham em harmonia, podem-se focar melhor nas suas tarefas.

Evite começar conversas sobre tópicos que deixam os outros desconfortáveis, e principalmente aqueles que podem levar a discussões. Por exemplo, as políticas ou a religação.

6. Vista-se de forma adequada

Siga sempre o código de vestuário da sua empresa. Muitas organizações não obrigam os seus colaboradores a vestir fatos, mas é essencial ter uma aparência simples e apropriada ao ambiente à sua volta.

Se está autorizado a vestir calças de ganga e t-shirts, certifique-se que estão em boas condições. O seu calçado também deve refletir o mesmo.

7. Respeite os seus colegas

Quando os colaboradores se respeitam uns aos outros, normalmente têm uma boa relação – e poucas coisas são mais importantes para o seu chefe do que esse aspeto. Ninguém quer que os seus colaboradores discutam e que se maltratem.

Evite sempre agir de forma mal-educada com qualquer quer colega de trabalho. Chegue (sempre que possível) a horas, principalmente se estiver a trocar de turno. Nunca assuma os créditos pelo trabalho de outro colega. Além disso, também aconselhamos a partilhar a carga de trabalho. E peça sempre desculpas se ofender alguém no local de trabalho.

8. Represente bem a sua empresa em conferências e reuniões

Quando está presente numa conferência ou numa reunião de negócios em nome da sua empresa, faz parte do seu trabalho causar uma boa impressão. Vai refletir bem na reputação da sua empresa, e o seu chefe irá apreciar o seu desempenho.

Vista-se de forma adequada ao evento e interaja com outros participantes. Certifique-se que traz informações para partilhar com o seu chefe e colegas de trabalho, caso estes não tenham tido a oportunidade de participar.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Agora que está a par das nossas dicas para causar uma boa impressão no local de trabalho, está na altura de as colocar em prática no seu dia-a-dia.

Pretende solidificar a sua carreira? Conheça as nossas dicas para alcançar sucesso profissional através de decisões adequadas à sua personalidade e ambição.

O local de trabalho nunca foi tão competitivo como o dos dias de hoje, por isso é necessário dominar determinas competências para ser bem-sucedido, tais como estas que partilhamos consigo neste artigo.

Está atualmente à procura de emprego? Então, aproveite a oportunidade para conhecer as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.