Pretende solidificar a sua carreira? Conheça as nossas dicas para alcançar sucesso profissional através de decisões adequadas à sua personalidade e ambição.

O que é uma carreira bem-sucedida? A resposta vai depender a quem pergunta. Inesperadamente, cada um de nós define o sucesso profissional de forma diferente. A única coisa que todos temos em comum, tento em conta o tempo que dedicamos ao nosso emprego, é gostar do que fazemos todos os dias.

A vida é demasiado curta para desperdiçarmos o nosso tempo num emprego que não gostamos. Além disso, todos gostamos de nos sentir apreciados pelos colegas e superiores, e evitar cair no stress do trabalho.

Dicas para sucesso profissional

É com este tema em mente que apresentamos 11 dicas para alcançar sucesso profissional na sua carreira.

1. Escolha a sua ocupação de forma sábia

Antes de decidir a carreira em que pretende ingressar, questione-se a si próprio:

Revejo-me a fazer isto o dia todo, todos os dias, durante muitos anos?

Quando escolher uma ocupação, certifique-se que é adequada à sua personalidade, aos seus interesses, competências e relacionada com os seus valores profissionais. Pesquise a fundo a ocupação do seu interesse para aprender sobre as suas responsabilidades, remuneração e a atual empregabilidade.

2. Não deixe ninguém dizer-lhe o que é melhor para si

Ignore aqueles que dizem, “Escolha este setor porque tem muitas oportunidades neste momento”, ou “Vai receber imenso dinheiro, por isso não importa se detestar o seu emprego”, ou até mesmo “Eu gosto desta carreira, por isso você também vai gostar”.

Ainda que estes empregos possam ser bem remunerados, estas afirmações são alguns dos mitos sobre a escolha de carreira. Uma coisa que muitos parecem esquecer-se é que isto é uma escolha pessoal. Uma escolha que vai ter consequências significativas na sua vida durante muitos anos.

Além disso, a relação entre a remuneração e a satisfação profissional é bastante mínima.

3. Meça o seu progresso

Como é que define o sucesso? É o tamanho do seu salário ou ter uma secretária só para si? É a sensação que tem quando sabe que fez um ótimo trabalho ou aquela que sente quando sabe que ajudou alguém? Talvez seja quando regressa do trabalho – num horário razoável – para passar tempo com a família.

Como todos definimos o sucesso profissional de forma diferente, você é o único que pode decidir o que significa para si. A sua satisfação com a sua carreira está fortemente ligada à sensação de que conseguiu atingir os seus próprios objetivos, e não os dos outros.

Dessa forma, experimente definir objetivos ligados à sua carreira e meça o seu desempenho ao conquistá-los.

4. Não tenha medo de pedir ajuda

Ninguém sabe tudo ou tem conhecimentos de tudo. Isto é um dos princípios básicos que deve ter em consideração. Existem pessoas com mais experiência que você, e com essa experiência vem o conhecimento.

Para aprender com as experiências dessas pessoas,  deve confiar nos seus colegas. Estabelecer uma relação com um mentor que o possa orientar e aconselhá-lo sobre como progredir profissionalmente.

Além disso, essa pessoa pode ajudá-lo a aprender mais sobre uma ocupação que estava a considerar, obter informações sobre uma empresa antes da entrevista e até mesmo ajudá-lo a resolver problemas no trabalho.

5. Reconheça sempre as pessoas que o ajudam

Pode parecer simples reconhecer o valor aqueles que o ajudaram, mas é na verdade um gesto significativo. Quer alguém tenha dispensado cinco minutos do seu tempo quer o tenham apresentado a um potencial empregador, é importante mostrar a essa pessoa o que significa para si.

E sempre que essas pessoas precisam de ajuda, faço o mesmo que eles fizeram por si. Considere-o bom carma.

6. Assuma a responsabilidade dos seus erros

Todos nós cometemos erros. Mesmo quando tentamos ao máximo evitá-los, irá acontecer eventualmente. Claro que fará todos os possíveis para evitar um erro de grande escala, mas por vezes acontece, apesar dos seus esforços.

Ainda que o seu primeiro instinto seja fugir, isso é a pior coisa que pode fazer. Admitir o seu erro, encontrar uma forma de o resolver ou pelo menos agir para suavizar os seus efeitos vai ajudar a restaurar a sua reputação.

7. Acredite em si

Aposte em si próprio. Se não for o seu maior fã, quem será? Aponte e orgulhe-se do seu sucesso e características positivas.

Não espere que alguém lhe diga, “Bom trabalho!”. Refletir nas suas conquistas vai ajudá-lo a alcançar resultados ainda maiores.

8. Não exija demais de si próprio

De vez em quando, uma pequenas voz na sua cabeça vai aparecer a dizer que não é bom o suficiente. É essa a voz que deve calar. Sempre!

Infelizmente, existem pessoas dispostas a derrubá-lo. Portanto, não os ajude ao duvidar de si próprio. Quando errar, admita-o, resolva-o e siga em frente.

Se lhe falta uma competência ou algo do género, faça o necessário para melhorar e continue a apostar no seu crescimento.

9. Nunca se sinta preso

Não importa o quão cuidadoso é ao escolher a carreira “certa”, um dia poderá sentir que está na altura de mudar. Muito provavelmente irá lembrar-se de várias razões para não o fazer (as mudanças podem ser assustadoras), mas considere essa mudança.

“Se não gosta onde se encontra, mude-se. Lembre-se que você não é uma árvore”.

10. Seja positivo

Algumas pessoas apenas vêm o lado negativo das coisas e encontram sempre algo com o que se queixar. Não seja essa pessoa. Vai derrubar o seu espírito e o dos outros.

Uma atitude negativa esgota a sua energia. Por isso, não ignore os problemas, e em vez de se queixar deles, procure formas de os resolver.

11. Oiça mais do que fala

Pode aprender bastante só de ouvir, e também pode perder muito caso não o faça. Quer o seu superior esteja a explicar um projeto ou a falar sobre o seu fim-de-semana, é importante compreender o que ele está a dizer.

Ouvir atentamente vai ajudá-lo a prevenir situações de mal-entendidos e a construir uma relação com os outros.

 

Ou seja…

Ter uma carreira de sucesso está menos ligado ao que escolhe fazer e mais à forma como o faz. Estas dicas foram criadas para ajudarem profissionais de qualquer indústria. Praticar estes hábitos vão ajudá-lo a alcançar sucesso profissional, independentemente do seu caminho.

 

Fonte: The Balance Careers

 

Saiba Mais:

Se ambiciona uma carreira profissional de sucesso, aprenda neste artigo a progredir e a construir o seu caminho na direção certa.

Aproveite a oportunidade e conheça estas dicas para melhorar a sua ética profissional através destas competências, a fim de melhorar o seu desempenho e relações profissionais.

Está atualmente à procura de emprego? Então conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.

Além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite-lhe pesquisar oportunidades profissionais com a possibilidade de trabalhar a partir de casa. Conheça todas as ofertas disponíveis.