Dicas para recusar uma entrevista de empregoJá não está interessado naquela empresa ou oferta? Conheça estas dicas para saber como recusar uma entrevista de emprego sem prejudicar a sua reputação.

Quando está à procura de emprego, saber como recusar uma oferta muito provavelmente não lhe ocupa muito espaço no seu pensamento. Esforçou-se tanto para conseguir uma entrevista, quem pensaria em recusá-la?

Mas a verdade é que em algumas situações pode ver-se obrigado a tal. E isto pode ser pelo facto de já estar comprometido com outra empresa, ou a oferta já não se enquadrar com o que pretende.

Assim sendo, como pode dizer: “Obrigado, mas não”, a uma potencial proposta de emprego? Conheça abaixo as dicas para recusar uma entrevista de emprego de forma profissional.

1. Certifique-se que realmente quer cancelar a entrevista

Existe alguma razão específica para estar a recusar esta oportunidade, ou é só o medo de dar um novo passo na sua vida? Não deixe o receio impedi-lo de aceitar novas oportunidades.

Contacte a sua rede para saber se alguém trabalha ou já trabalhou nessa empresa. Coloque todas as questões que estão na sua mente. Leia críticas online para saber se está a tomar a decisão certa.

Também pode ser que o que está a impedi-lo de aceitar esta oferta – um salário mais baixo, viagens mais longa – seja negociável. E também pode se dar o caso de esta oportunidade não ser a mais adequada para si, mas quem sabe se a empresa não está a recrutar para outras áreas?

O importante é não excluir de imediato uma oportunidade apenas porque não está com o espírito de ir a outra entrevista de emprego, ou porque pensa que o cargo está abaixo das suas expetativas.

2. Não desperdice o seu tempo e o dos outros

O tempo é escasso, e os recrutadores pretendem ocupar as vagas disponíveis o mais rápido possível. Por isso, quanto mais depressa mostrar que já não está interessado, melhor é para todas as partes envolvidas.

Opte por enviar um email ou contactar o recrutador por chamada e explique – de forma profissional – que já não tem interesse na oferta em questão. E jamais opte por deixar de responder ao recrutador.

Isto é especialmente relevante quando um recrutador destaca o seu perfil como um candidato de escolha.

“Se não está interessado, não espere pela empresa apresentar a sua proposta.”

Eli Howayeck, Conselheira de Carreira e CEO da Crafted Career Concepts.

Além disso, se esta oportunidade veio de um contacto profissional, fale primeiro com essa pessoa para lhe explicar o que se passa. Principalmente, se pretende que este contacto continue a apresentar-lhe oportunidades profissionais.

3. Seja profissional quando recusar a entrevista

Encontrar a pessoa certa para um cargo não é fácil, especialmente em cargos de topo. É necessário um compromisso por parte dos recrutadores que investiram tempo no seu perfil e em preparar a entrevista.

Desse modo, é imperativo que seja profissional e respeitador quando recusar a entrevista de emprego. “Se está numa posição sénior, é aconselhado que entre em contacto com a empresa por chamada, em vez de email. No entanto, caso se sinta mais confortável a enviar um email, opte por algo deste género:”

Caro [nome do recrutar/representante dos RH]

Quero expressar a minha sincera gratidão por ser considerado para a posição X na empresa Y. No entanto, decidi recusar a entrevista. Desejo o melhor para a empresa e que continue a crescer de forma bem-sucedida.

Os melhores cumprimentos,

[O seu nome]

Não é necessário entrar em detalhes sobre a sua decisão. O importante é não prejudicar potenciais oportunidades futuras ao dizer algo como, “Espero que a empresa dê a volta por cima rapidamente” ou “Boa sorte ao lidar com a atual crise”. Seja gracioso e sucinto.

Tenha em conta que esta pessoa é muito provavelmente um contacto da indústria em que se insere, e que podem voltar a encontrar-se. Quem sabe se não voltam a entrar em contacto para uma oportunidade diferente?

 

Fonte: Monster

 

Saiba Mais:

Já não está interessado naquela empresa ou oferta? Conheça estas dicas para saber como recusar uma entrevista de emprego sem prejudicar a sua reputação.

As dicas de entrevistas de emprego para ser bem-sucedido podem variar em técnica, mas todas existem para destacar o melhor de si. Conheça as nossas melhores dicas aqui!

Está atualmente à procura de emprego? Conheça o Alerta Emprego onde terá acesso a diversas oportunidades profissionais para várias regiões e candidate-se.

Para além disso, a nova ferramenta do Alerta Emprego permite filtrar as oportunidades profissionais por regime de tele-trabalho. Conheça todas as ofertas disponíveis desta categoria.