Importância das competências digitais em PortugalA pandemia veio trazer a Portugal novas realidades a nível virtual, principalmente as competências digitais e a importância do seu domínio profissional.

Em Portugal, é notável o crescimento de diversos indicadores digitais, muito por consequência da pandemia em que vivemos. Estamos a falar do acesso à internet, compras online e o reforço das empresas no mundo digital.

Inesperadamente, o mercado de trabalho também foi bastante influenciado pelo crescimento da era digital. Ainda que não fosse algo repentino, uma vez que Portugal tem-se adaptado a esta realidade de forma gradual, a pandemia veio expor a falta de competências digitais nos profissionais.

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estas competências digitais começaram a tornar-se num fator de peso na seleção de candidatos. E prevê-se que este panorama se mantenha com a continuação do crescimento da realidade digital.

Se tem interesse em adquirir novas competências digitais, experimente algumas destas plataformas que apresentamos abaixo. Verifique as que melhor se enquadram às suas posses e tempo livre e invista na sua aprendizagem.

Cursos online para adquirir e reforçar competências digitais

A aprendizagem online é uma excelente opção quando se pretende adquirir novas competências e temos pouco tempo ou dinheiro. À sua disposição está uma grande variedade de sites, plataformas e aplicações que garante experiências de ensino sem sair de casa, e algumas delas totalmente gratuitas.

Assim sendo, apresentamos algumas plataformas onde poderá reforçar ou adquirir novas competências digitais (com planos gratuitos e pagos).

Codecademy – Nesta plataforma poderá aprender a programar de forma interativa e gratuita. Tem ao seu alcance uma grande variedade de cursos disponíveis: HTML e CSS, JavaScript, PHP, Python, Java e muito mais.

Treehouse – Plataforma que disponibiliza cursos de Programação e Web Design. O acesso aos conteúdos é gratuito durante 7 dias, e depois é necessário escolher um dos dois planos disponíveis.

Udacity – Site com diversos cursos na área da Programação, desenvolvidos por empresas como a Google, Facebook ou Amazon, alguns gratuitos, outros pagos.

W3Schools – Aqui encontrará tutoriais e exemplos práticos de HTML, CSS, JavaScript e XML.

Atelier Digital – Esta plataforma desenvolvida pela Google permite aprender competências na área do Marketing Digital, de forma gratuita.

Primer – Com esta aplicação desenvolvida pela Google pode aprender Marketing Digital de forma fácil, rápida e gratuita, através de lições diárias de 5 minutos.

Universidade Rock Content – Plataforma que disponibiliza cursos em português sobre SEO, Gestão de Redes Sociais, Email Marketing, Produção de Conteúdo Web ou Marketing de Conteúdo, entre outros, uns gratuitos, outros pagos.

As empresas portuguesas adaptaram-se bem

O ano de 2019 já mostrava sinais desta nova realidade, onde três quartos dos portugueses tinham acesso ao mundo digital. E atualmente espera-se um aumento contínuo, fortemente influenciado pelo efeito da pandemia.

“A pandemia foi um acelerador, em mais do que um contexto. Temos mais pessoas a usarem a net, mais pessoas a usarem com mais frequência, mais portugueses a diversificarem as atividades que realizam online e mais portugueses a fazerem compras a partir de casa e com mais frequência”

– Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da Associação da Economia Digital.

Os números também revelam que a presença das empresas passou de 40% em 2019 para 60% em 2020.

A reforçar esta realidade veio também o .PT (registo de domínios), que se revelou o preferido pelos portugueses para registarem os seus sites durante a pandemia. Ou seja, nos meses de março e abril, crescimento do número de novos domínios face ao ano passado alcançou os 80%.

“Continuamos com um crescimento acumulado de 26%. Continuamos a crescer muito mais do que no ano passado”

– Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT.

A falta de competências digitais ainda é uma preocupação

No entanto, enquanto as empresas reagiram bem a esta nova realidade, a Presidente do .PT mostra alguma preocupação relativamente às competências digitais dos portugueses. Além disso, considera que a transformação para o digital é uma questão de educação e das competências de cada um.

“Para sermos uma nação digital temos de trabalhar todas as dimensões do digital, e foi isso que nos propusemos fazer desde a apresentação do plano de ação para a transição digital.”

– Vanda de Jesus, Diretora de MKT, Comunicação e Relações Públicas na Microsoft Portugal.

A Diretora refere ainda que Portugal tem dimensões em que está menos bem, mais propriamente a parte da capacitação e preparação dos profissionais, onde estão agregadas a infoexclusão, as competências básicas em TIC e mesmo a competências mais elevadas.

 

Fonte: Grande Consumo e Skilldigital

 

Saiba Mais:

A pandemia veio trazer a Portugal novas realidades a nível virtual, principalmente as competências digitais e a importância do seu domínio profissional.

Além disso, aproveite a oportunidade e complemente este artigo com alguns cursos online gratuitos que partilhámos anteriormente e que pode realizar como passatempo e em simultâneo adquirir novas competências e conhecimentos.

Encontra-se de momento à procura de emprego? Então, conheça as oportunidades profissionais disponíveis no nosso portal de emprego.