hora de almoço

Se costuma estar a trabalhar durante a hora de almoço, este artigo é para si.

Sugerimos que descanse nesta pausa, para estar mais concentrado e motivado durante a tarde.

15 sugestões de actividades para fazer na hora de almoço

1. Estique as pernas:

Saia do escritório e ande um pouco. O movimento melhorará a circulação sanguínea e apanhará um pouco de Sol, fonte natural de vitamina D. Está a prevenir doenças e a acelerar o metabolismo.

2. Faça recados:

Aproveite a hora de almoço para passar na lavandaria, ir aos correios ou qualquer outra actividade semelhante. Fazer recados durante a pausa do almoço fará com que tenha mais tempo livre durante as noites e fins-de-semana. Nesta época Natalícia, pode sempre aproveitar para tratar dos presentes de Natal.

3. Aprenda:

Integre cursos de desenvolvimento profissional focados na sua área de trabalho. Se está a pensar mudar de carreira pode ingressar em cursos e workshops especializados na área onde gostaria de trabalhar.

4. Faça exercício:

Procure o ginásio mais próximo do local de trabalho e ingresse em aulas de conjunto ou trabalhe os músculos nas “máquinas”. Se preferir, também pode fazer jogging ou andar de bicicleta por conta própria. Não se esqueça de tomar um banho antes de voltar ao local de trabalho.

5. Faça uma sesta na pausa do almoço:

Recarregue baterias com uma sesta durante a hora de almoço. Algumas empresas têm quartos ou sofás reservados para sestas. Se não é o caso da sua empresa, poderá optar por dormir no carro ou ir a casa, se a mesma for perto do emprego.

6. Crie/mantenha relações:

Volte a estar com aquela amiga com quem já não fala há muito tempo. Almoce com o seu pai. Conheça melhor os seus colegas de trabalho… Sugerimos que não almoce sozinho. Aproveite para reforçar laços emocionais e sentir-se-à mais animado após a hora de almoço.

7. Faça voluntariado:

Algumas acções de voluntariado podem ser feitas no período de uma hora/hora e meia. Servir refeições na sopa dos pobres ou auxiliar um idoso que tem dificuldades de movimento são exemplos de como poderá ajudar. O voluntariado fará com que se sinta mais realizado.

8. Medite:

Os benefícios da meditação para saúde incluem baixar a pressão sanguínea, reduzir a probabilidade de vir a sofrer de doenças cardíacas e depressão. É, também, uma forma barata de diminuir o stress.

9. Faça compras:

Seja compras para a casa, para o Natal ou aquela camisola que estava a cobiçar há muito tempo… aproveite a hora de almoço para fazer compras. Se possível, vá a pé e exercite os músculos.

10. Pratique o seu hobby:

Fotografar, ajardinar, bordar ou aprender línguas são algumas das actividades que poderá fazer. Sabia que o seu hobby pode ajudá-lo a encontrar emprego? Se pensa mudar de carreira veja aqui como.

11. Leia:

Ler exercitará a sua mente, estimulando a imaginação. Volte a pegar naquele livro que deixou a meio ou aproveite as Feiras do Livro para adquirir novos volumes. Pode, também, trocar livros com os seus colegas de trabalho e fomentar o espírito de equipa.

12. Vá a uma entrevista de emprego:

Se está à procura de emprego enquanto está empregado pode pedir ao entrevistador para agendar a entrevista para a hora de almoço.

13. Faça telefonemas pessoais:

Evite ter conversas pessoais durante o horário laboral. Aproveite a pausa do almoço para falar com alguém com quem tem uma relação próxima. Desabafe, se necessário, e verá que a sua tarde de trabalho será mais produtiva.

14. Ouça música:

Distraia a sua mente com a sua música preferida.

15. Almoce:

Em vez de comer uma sandes ou salgado à mesa da secretária, faça uma refeição nutritiva e saudável. Pode procurar um restaurante junto do local de trabalho ou levar comida de casa (poupará ao final do mês).

 

Relaxe durante a pausa do almoço com estas actividades sugeridas pela Money e seja mais produtivo no seu emprego.