As 10 profissões do futuro que estão por criar

Há pouco mais de 15 ou 20 anos estávamos longe de imaginar que a Internet se iria tornar em algo móvel e que a gestão das Redes Sociais poderia ser uma profissão.

No entanto, estamos constantemente a ultrapassar fronteiras tecnológicas e o futuro pode surpreender no que diz respeito a novas profissões – tal como designer de partes humanas ou guias turísticos espaciais.

De acordo com o Departamento de Emprego dos Estados Unidos da América, 65% dos alunos de hoje irão ter profissões que ainda estão por criar. Tendo em conta esta informação, e em parceria com o The Future Laboratory, a Microsoft enumerou os empregos que estarão à disposição num espaço de 10 anos.

Começamos por mencionar o arqueólogo de lixo espacial que, simultaneamente, será guia de viagens a naves espaciais e satélites abandonados. Segue-se o especialista em armazenamento de memória – cuja função será ajudar as pessoas a utilizar os sistemas de interface entre o cérebro e o software –, o restaurador de ecossistemas, o designer de partes humanas e o de habitats virtuais – uma vez que se prevê que iremos passar uma parte importante da nossa vida em realidade virtual -, assim como o especialista de ética na tecnologia.

Para terminarmos, temos os comentadores de cultura digital,  os biohackers – fruto da existência de soluções cada vez mais inovadoras na área da saúde e medicina -, e os criadores de dados da Internet das Coisas que, em 2025, se espera que criem um “verdadeiro tsunami” de dados.

Fonte: Destak