O ensino superior português destaca-se cada vez mais a nível mundial, segundo a QS World University, há 7 universidades portuguesas entre as melhores do mundo.

Então, Portugal entra no ranking das melhores universidades com o Porto, Lisboa, Nova, Coimbra, Minho, Aveiro e Católica.

Este ranking – QS World University Rankings 2022 – é publicado anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), que avalia a performance das universidades a nível global.

Para a conclusão de resultados são avaliadas seis métricas (international students ratio, international faculty ratio, faculty student ratio, citations per facultaty, academic reputation e employer reputation).

A Universidade do Porto ocupa o primeiro lugar entre as portuguesas, estando no 295º lugar, entre 1300 universidades de todo o mundo.

Com uma pontuação global de 34.9, esta Universidade destaca-se nas métricas relacionadas com menções e reputação.

Em segundo lugar, está a Universidade de Lisboa, ocupando o 356º lugar e com uma pontuação de 31. Para esta pontuação, contribuiu a avaliação do rácio de estudantes internacionais e a reputação da instituição.

Em terceiro lugar, encontramos a Universidade Nova de Lisboa, em 431.º lugar do ranking. Esta obteve um score de 26.4, em grande parte suportado também pelo número de estudantes internacionais.

Fonte: Eco