A Autoridade Tributária (AT) já disponibilizou a Agenda Fiscal para este ano. Anote já as datas que precisa de saber para o IRS em 2022.

Os principais prazos do IRS referem-se à verificação de faturas no e-fatura, consulta dos valores das deduções apurados pela AT, reclamação dos valores das deduções, consignação do IRS e IVA, e entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS automático.

Principais datas do IRS em 2022:

  • Até 15 de Fevereiro

Tem até esta data para comunicar à AT as alterações no agregado familiar, relativamente ao ano anterior. Seja um divórcio, o nascimento de um filho ou a mudança de residência, por exemplo.

Esta informação é a que reporta a 31 de dezembro de 2021. Será necessária para que o Fisco faça o pré-preenchimento das declarações. Então, se nenhuma mudança for reportada, serão utilizados os dados da última declaração de IRS.

  • Até 25 de Fevereiro

É o prazo final para validação das faturas no portal e-fatura. Além disso, caso tenha faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente.

Também quem tem rendimentos de trabalho independente tem de informar, até esta data, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.

  • Até 15 de Março

São disponibilizados os montantes das deduções à coleta. proporcionados pelas despesas comprovadas por fatura e outros documentos.

Os montantes vão aparecer pré-preenchidos nas declarações de IRS. E ainda, os montantes relacionados com seguros de saúde também passarão a estar identificados.

  • De 15 a 31 de Março

Então, caso não concorde com, este é o prazo para reclamação das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT.

Também neste período pode escolher a quem quer consignar o IRS ou IVA., segundo a lista de entidades disponibilizada no Portal das Finanças.

  • De 1 de Abril a 30 de Junho

Prazo para entrega do IRS em 2022, relativa aos rendimentos de 2021.

  • Até 31 de Julho

Até esta data a Autoridade Tributária envia a nota de liquidação do IRS.

É também o prazo limite para receber o reembolso, desde que a declaração tenha sido entregue no prazo previsto.

  • Até 31 de Agosto

Pagamento de imposto adicional ao Estado, caso não tenha cumprido os prazos de entrega do IRS.

 

Fique atento a estas datas para não perder direito a deduções nem ficar sujeito a coimas. Pode consultar toda a informação no Portal da AT.

Veja também as tabelas de retenção de IRS 2022 e saiba quanto vai descontar.

E mais:

Está à procura de emprego? Há +300 empresas a recrutar. Veja aqui as ofertas de emprego disponíveis.