carreira sim ou não

Está à procura de emprego e depara-se com um anúncio da sua empresa de sonho. O seu primeiro instinto é candidatar-se!

No entanto, deve ter atenção para os requisitos constantes no anúncio de emprego. Quantos anos de experiência na função são necessários? Que tipo de competências informáticas, linguísticas ou soft skills?

Deve candidatar-se a um emprego acima das suas qualificações?

Segundo o The Daily Muse, depende!

Como saber se responder ao anúncio de emprego:

Primeiro compare a experiência pedida com a que tem. A empresa pede 10 anos de experiência e só tem 2? Então não vale a pena candidatar-se ao emprego. O seu nível de competências vai estar muito aquém do desejado, pelo que a empresa rejeitará a sua candidatura. Procure ofertas de emprego mais ajustadas ao seu perfil profissional.

No entanto, se são pedidos 10 anos de experiência e tem 7… já pode enviar o seu curriculum vitae e carta de apresentação.

As empresas determinam a experiência mínima necessária para eliminar candidatos que não se ajustam à função e para demonstrar o nível de responsabilidade associada à vaga.

Pode candidatar-se mesmo que não preencha 100% dos requisitos pedidos na oferta de emprego. Esteja, no entanto, consciente que nem todas as empresas contratam profissionais sub-qualificados.

Se decidiu candidatar-se mesmo não cumprindo 100% dos requisitos, será necessário esforço extra para potenciar a sua candidatura!

1. Reduza as lacunas:

Identifique as áreas em que não atinge os requisitos e tente demonstrar que outras competências podem ajudá-lo a colocar-se ao mesmo nível que os demais candidatos. Por exemplo, pode não ter experiência em contabilidade em termos profissionais, mas estar encarregue da mesma no seu projecto de voluntariado.

Por outro lado, pode considerar fazer formação de forma a atingir o nível de competências desejado.

Não se esqueça de mencionar as suas competências “substitutas” na carta de apresentação.

2. Não basta dizer, tem que mostrar!:

Para além da carta de apresentação e do CV, envie um exemplo do seu trabalho. Descreva, também, a forma como ultrapassaria a falta de experiência ou competências.

Melhor ainda, opte por fazer um mini-projecto para a empresa, no qual demonstra as suas qualidades. O esforço extra compensará!

3. Networking:

Não se esqueça do poder do networking. Se tiver um contacto dentro da empresa, o mesmo poderá atestar que cumprirá as suas funções mesmo não tendo todas as competências requeridas.

Procure, também, conectar-se ao recrutador através das redes sociais, eventos de networking e conferências. Construa uma relação e aproveite para demonstrar que é expert na sua área de negócio.

 

Da próxima vez que vir uma oferta de emprego perfeita, mas que pareça fora do seu alcance, pergunte-se se vale a pena candidatar-se. Se decidir avançar, esforce-se por demonstrar o seu valor e garantir que é chamado para uma entrevista de emprego!