carreira

Na dúvida sobre qual a carreira que deve seguir? Tem muitas paixões, o que dificulta a decisão?

Leia aqui como perceber qual a sua vocação… e a forma de transformá-la numa carreira, segundo o The Daily Muse.

1. Lembre-se dos seus tempos de criança:

As nossas paixões revelam-se muitas vezes na infância, mas podem ser esquecidas ou postas de lado enquanto crescemos. Quando era pequeno gostava de escrever? De fazer experiências científicas? De ajudar a cozinhar? Recorde-se do que o fazia feliz e ficará mais perto de descobrir qual a sua vocação.

2. Ponha de lado a questão financeira:

Imagine que não se punha o problema do dinheiro. O que faria? Viajava, fotografava, cuidava de crianças ou trabalhava em caridade?  Certamente não poderá ignorar a questão monetária, mas se escolher uma carreira somente pela pressão financeira arrisca-se a seguir um percurso profissional onde será infeliz.

3. Peça ideias aos seus amigos:

Os seus amigos conhecem-no melhor que ninguém, por isso saberão o que o torna mais feliz. Peça-lhes para lhe indicarem que tipo de actividades o deixam mais entusiasmado – as respostas poderão surpreender.

4. Procure informação sobre licenciaturas e mestrados:

Leia atentamente várias descrições de cursos académicos. Procure perceber quais as áreas que o deixam mais entusiasmado, e quais as que o fazem fugir “a sete pés”. Mesmo que não volte a estudar, conhecer os cursos possibilitará perceber qual a carreira que deve seguir.

5. Identifique o seu ídolo:

Pense em todas as pessoas que conhece… desde amigos, familiares e médicos até figuras públicas. Quem tem a carreira que mais lhe faz inveja? Porquê? Essa pessoa poderá ajudá-lo a perceber qual o percurso profissional ideal… e a encontrar emprego!

6. Pense no que gosta de fazer e faz bem:

Tem experiência em alguma das funções que pensou nos pontos anteriores? Não tem que ser necessariamente experiência profissional. Pode ter ganho experiência através de voluntariado ou nos seus hobbies. Então essa é, provavelmente, a carreira ideal para si!

 

Como fazer da sua paixão uma carreira:

1. Procure em sites de emprego:

Os sites de emprego  permitem-lhe afunilar os critérios de pesquisa, quer seja por keywords, por função ou por área profissional. Adapte o seu curriculum vitae e carta de apresentação à nova carreira profissional.

2. Utilize as redes sociais:

Aproveite o Facebook, Twitter, LinkedIn e blogues para se conectar a outros profissionais da área. Pesquise informação e mantenha-se a par das tendências da indústria. Aproveite para se afirmar como um especialista  na área, através de um blog ou página do Facebook.

3. Poupe:

Quando tiver a certeza do percurso profissional que quer seguir, comece a juntar mais dinheiro ao final do mês. Prepare-se para o dia em que vai sair do trabalho actual para conseguir um emprego onde será feliz.

4. Dê o primeiro passo:

Só poderá ter a certeza da sua vocação se estiver em contacto directo com a mesma. Seja começar devagarinho com uma formação, ou “mergulhar de cabeça” num projecto empreendedor… o importante é começar!