Como ser freelancer sem deixar o seu emprego actual

Hoje em dia, muitas pessoas pensam em trabalhar como freelancers e controlar o seu próprio negócio.

Quem não quer ter a liberdade de gerir a sua própria carga de trabalho e clientes, e trabalhar às horas que mais lhe convém?

No entanto, mergulhar numa vida como freelancer a tempo inteiro, é muito diferente do que trabalhar como colaborador numa empresa a full-time.

Então, por que não tentar começar a sua experiência como freelancer enquanto ainda trabalha a tempo inteiro?

Assim, vai ter uma ideia de como é ser o seu próprio patrão, e vai também ganhar experiência fazer algum dinheiro extra.

Aqui estão algumas dicas, também indicadas por Pilar Nalwimba, para começar o seu trabalho como freelancer a par com o seu emprego a full-time:

Perceba quantas horas extras pode trabalhar

Para além do seu trabalho a tempo inteiro, pense seriamente no tempo que está disposto a trabalhar nos seus tempos livres.

Seja realista. Se só quer fazer algumas horas no fim de semana ou só quer trabalhar à noite dos dias úteis, tenha isso em mente quando aceita propostas de trabalho. Quando configurar o seu horário, certifique-se de que é realista com o tempo que irá demorar para entregar o trabalho.

Organize-se

Depois de definir o seu horário e começar a receber propostas de trabalhos, tem de ser super organizado de modo a concluir o trabalho com qualidade e no prazo estipulado. Certifique-se de que tem tempo para responder a actualizações do cliente e  deixe tempo suficiente para entregar os projectos confortavelmente.

Aproveite a sua hora de almoço para verificar e responder a novos emails, com alterações ou pedidos.

Veja também estas 10 dicas para melhorar a sua gestão de tempo.

Defina expectativas realistas com os seus clientes

Seja qual for seu papel, defina expectativas realistas quando aceita um projecto. Tenha em conta o seu horário de trabalho actual, mas também as necessidades do comprador, que muito provavelmente tem uma empresa a funcionar a tempo inteiro e que precisa do seu trabalho.

Definir expectativas realistas irá garantir que todos ficam satisfeitos. Assim, o seu cliente recebe o trabalho com a qualidade pretendida e dentro do prazo que combinaram e ficará satisfeito.

Tenha tempo livre

Quando começa a trabalhar como freelancer, é tentador trabalhar sempre que está fora do seu emprego a tempo inteiro, a qualquer hora. No entanto, vai chegar a uma altura em que vai sentir a necessidade de ter algum tempo livre. Toda a gente precisa de algum tempo de descanso longe do trabalho e do computador, e os freelancers não são excepção.

Portanto, é mais fácil se planear o seu tempo livre logo desde o primeiro dia.

Aqui estão 12 truques para aumentar a sua produtividade e poder ter mais tempo livre.

Ser freelancer pode ser muito gratificante, mas nem todas as pessoas querem ou são capazes de ser os seus próprios patrões a tempo inteiro. A maioria dos freelancers opta apenas por oferecer os seus serviços, simplesmente para ganhar algum dinheiro extra, ter um desafio fora do local de trabalho, ou para ganhar novas competências.

Veja, por isso, o que se adequa melhor ao seu caso, mas de qualquer forma, o melhor será começar devagar, sem deixar o seu trabalho actual.