primeiro emprego

Como era  antes de começar a trabalhar no primeiro emprego:

Até agora, a vida consistia em estar sentado numa sala de aula, a absorver a informação que lhe era transmitida pelos professores. Os testes ocorriam esporadicamente, (quase) sempre com pré-aviso de semanas.

No entanto, agora que acabou a licenciatura, muito mudou! Está na altura de enviar curriculums vitaes e cartas de apresentação até conseguir um emprego.

Como é a vida depois de encontrar emprego:

Os trabalhos são para ser feitos imediatamente! Não existem “testes” formais, mas é testado todos os dias. As notas já não são uma avaliação de 0-20, mas sim uma avaliação pessoal feita pelo chefe de departamento e pessoal dos recursos humanos.

Toda a empresa depende de si, pelo que a expectativa sobre o seu trabalho é muito maior.

Dicas para o ajudar a ser bem sucedido no primeiro emprego:

  • Chegue sempre a horas (ou adiantado) ao local de trabalho. Não se alongue na hora de almoço.
  • Vista-se de acordo com a cultura empresarial. Estude o vestuário dos seus colegas e mantenha a sua individualidade dentro do estilo de roupa apropriado à empresa. Imagine que todos os dias se está a vestir para a entrevista de emprego.
  • Oiça bem. Observe tudo. Antes de sugerir mudanças na empresa, esteja atento ao motivo pelo qual as coisas são como são.
  • Não entre em mexericos do escritório. Oiça tudo e analise a informação, mas sem propagar os mexericos.
  • Lembre-se das boas maneiras. “Por favor”, “obrigado” e “com licença” devem fazer parte do seu vocabulário. Não se esqueça que alguns colegas (e quem sabe o seu chefe de departamento) ainda o vêem como o jovem que acabou de sair da universidade e não se sabe “comportar”. Seja cortês e ideia que têm de si mudará!
  • Atenda o telefone calma e educadamente. Mesmo que a chamada seja interna.
  • Procure um mentor de carreira. O mesmo terá a experiência que falta no seu caso, pelo que poderá ajudá-lo nas decisões mais difíceis. O mentor dar-lhe-à conselhos e será a sua ligação aos agentes importantes da sua área de trabalho.
  • Não vale a pena tentar fingir que sabe algo. Seja explícito e diga “Neste momento, não sei, no entanto vou-me informar”. Faça pesquisa até saber o que for preciso para desempenhar a função correctamente.
  • Não tenha medo de fazer perguntas. Mais vale fazer uma pergunta se não souber como deve ser concluído determinado projecto, do que fazê-lo de forma incorrecta e arriscar ter que fazer tudo de novo!
  • Esteja atento à cultura empresarial. Os empregados tendem a ter relações mais formais ou informais? É comum trazer o almoço de casa ou ir almoçar fora? Tente integrar-se no ambiente empresarial, mas não se esqueça de ser sempre honesto.

A transição da faculdade para o primeiro emprego não é fácil. Siga estas dicas e será bem sucedido no local de trabalho.

Fonte: About Career Planning