candidaturas-5-segredos-do-processo de selecção

Quer estar mais preparado para o processo seletivo e aumentar suas hipóteses de conseguir o emprego? Conheça cinco segredos que os profissionais de Recursos Humanos não contam:

1. Cause uma boa impressão

Em muitas empresas a decisão final de contratação é do responsável directo pela função a que se candidata. Mas saiba que é fundamental causar uma boa impressão junto responsáveis de RH.

Antes da contratação, se o observarem como alguém motivado e entusiasmado, certamente será recomendado para a fase seguinte. No entanto, se fizer algo errado, como chegar atrasado, as hipóteses de passar à próxima fase diminuem significativamente.

Se já trabalhar na empresa, é provável que os RH possam indicá-lo para uma promoção, para um programa de desenvolvimento profissional, entre outros, caso se destaque de forma positiva no seu trabalho. E se for o contrário e a empresa precisar fazer cortes nos funcionários? Nesse caso, o seu nome também pode ser mencionado, se a ideia sobre si for negativa.

Outro ponto importante é que muitas das vagas de emprego não são anunciadas por serem preenchidas internamente. Por isso é tão importante ser bem visto pelos RH que poderão indicá-lo para novos desafios profissionais.

2. Seja optimista 

Normalmente, as pessoas optimistas transmitem a ideia de serem bem-sucedidas. As empresas procuram por profissionais que, numa situação mais delicada, vejam o que pode ser feito e apresentem soluções, sem lamentar sobre o ocorrido.

3. Evite falar sobre sua vida pessoal

A entrevista de emprego não é o local correcto para falar sobre problemas ou desentendimentos. Evite falar sobre confusões no emprego anterior ou características pessoais que possam ser má interpretadas.

Falar sobre a sua vida pessoal também pode atrapalhar a sua carreira. Você pode ser colocado de parte de novos projetos, de novos desafios e até de uma promoção se todos ficarem a saber que, por exemplo, está a passar por um momento difícil. A empresa pode evitar passar-lhe novas responsabilidades se achar que a sua vida pessoal irá interferir ou que não estará 100% comprometido.

4. Cuidado com a roupa e a linguagem corporal

Faça uma pesquisa sobre o dress code da empresa e, na entrevista, vista-se como trabalharia no dia-a-dia. Evite roupas sujas e amarrotadas. Para as mulheres, evite acessórios demasiado chamativos e decotes. Para os homens, evite bonés, camisas desportivas e calções.

Tenha cuidado com as mãos e com os olhares: o objectivo é que passe uma imagem de confiança. Veja aqui como pode utilizar a linguagem corporal para despertar curiosidade sobre si.

Fonte: Ana Colombia – LinkedIn