O que as empresas nao sabem sobre os candidatos

Depois que termos divulgado os factores que mais frustram os candidatos na procura de emprego, pretendemos divulgar mais algumas conclusões do inquérito que realizámos.

Ao observarmos os resultados, percebemos que existem alguns comportamentos dos candidatos que as empresas podem não conhecer e que são importantes para que consigam atrair mais e melhores profissionais.

Relembramos que o inquérito foi realizado a um universo diversificado de 3.071 pessoas:

  • 57% mulheres e 43% homens
  • 37% empregados e 63% desempregados
  • idade: 18-24: 12%;  25-30: 16%; 31-39: 26%; 40-49: 28%; + 50: 17%

O que as empresas não sabem sobre os candidatos

1. Candidatos passivos estão abertos a novas oportunidades

Ao contrário do que muitos recrutadores possam pensar, mesmo as pessoas que não estão activamente à procura de novas oportunidades admitem que estão abertas a novas oportunidades.

Do total de inquiridos que estão empregados, 51% considera estar “Aberto / Atento a novas oportunidades”. Esta conclusão demonstra a importância em adoptar estratégias pro-activas para divulgar os anúncios de emprego, como por exemplo Redes Sociais e E-mail Marketing, para alcançar um maior número de candidatos passivos.

2. Candidatos têm disponibilidade para mudar de localidade

Muitas vezes, ao obtermos feedback das empresas sobre os recrutamentos, somos confrontados com o facto de existirem muitas candidaturas “desajustadas”, uma vez que os candidatos são de outras regiões.

No entanto, com a realização do inquérito, foi possível observar que a maioria dos candidatos se encontra disponível para mudar de localidade, caso seja uma proposta de emprego a nível de:

  • Cidade (37%)
  • Distrito (25%)
  • País (24%)

Concluímos também que, quanto mais jovem for o candidato, maior a disponibilidade para mudar de localidade (48% entre os 18 e os 30 anos). Pessoas sem estudos superiores também demonstram mais flexibilidade: 53% está disponível para mudar, contra apenas 35% das pessoas com curso superior.

No que diz respeito ao género, existe menos vontade de mudar por parte das mulheres: 46% não considera mudar de local, enquanto que 35% dos homens não coloca isso como um problema.

3. Candidatos pesquisam informação sobre as empresas

Mais do que saber que os candidatos pesquisam as empresas a que se candidatam (apenas 1% indicou que não pesquisa informação), é importante saber onde o fazem:

  • Sites de Emprego (64%)
  • Site da Empresa (52%)
  • Google (48%)
  • Redes Sociais (40%)

Por este motivo é importante que trabalhe o seu Employer Branding e que convença os candidatos de que a sua empresa tem um bom ambiente profissional. No nosso portal disponibilizamos uma Página de Empresa onde as empresas podem colocar fotografias, vídeos e testemunhos.