A primeira fase de candidaturas para os estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já está a decorrer. Esta primeira fase deve terminar em Julho, contudo é provável que este prazo possa ser antecipado, caso o orçamento destacado de 75 milhões de euros seja alcançado.

Segundo as novas regras que entraram em vigor em Fevereiro, as candidaturas são analisadas no prazo de 30 dias úteis, a contar da sua apresentação. Estas são observadas por ordem de entrada em cada região respeitando vários critérios até ao limite do orçamento.

Requisitos e Duração dos estágios

Estes estágios têm uma duração de nove meses e são direcionados a desempregados que estão inscritos no IEFP, mais concretamente jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou indivíduos que estão desempregados há mais de 12 meses (desempregados de longa duração), entre outras situações.

Os estagiários têm direto a uma bolsa mensal, que vai variando consoante a sua função e nível de qualificação.

O papel do IEFP e da Entidade empregadora

O IEFP ajuda no pagamento da bolsa, suportando 65% ou mais do valor total da bolsa, tendo em observação a tipologia do destinatário e do promotor, e a entidade empregadora cobre a parte restante desse valor.

O valor da bolsa

Os estagiários com uma qualificação de nível 7 e 8, referentes a mestrado e doutoramento, aumentam de 740,8 euros para 762,6 euros (equivalente a 1,75 Indexantes de Apoio Social) e de 762,6 para 806,1 euros (ou 1,85 IAS), respetivamente.

Para os restantes níveis de qualificações, os valores das bolsas não sofrem alterações, como é o caso das licenciaturas, cuja bolsa mantém-se nos 719 euros (1,65 IAS).

A estes valores, junta-se o subsídio de refeição (4,77 euros/dia), o seguro de acidentes de trabalho (3,296% IAS = 14,14 euros) e o subsídio referente ao transporte, sempre que aplicável (10% IAS = 42,89 euros).

 

Fonte: Idealista